sábado, 20 de junho de 2009

UFRN: Vitória da UJS, Conquista dos Estudantes!

No último dia 19/06, ocorreu a eleição para a presidência do Diretório Acadêmico -D.A, do Centro de Ensino Superior do Seridó-Ceres, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.

O Ceres, compreende Unidades de Ensino estruturada em dois dos mais importantes municípios da Região do Seridó: Caicó e Currais Novos. São ao todo 18 cursos, sendo treze presenciais e cinco á distância. Caicó, concentra o maior número de cursos e educandos.

Três chapas concorreram ao pleito, mas apenas duas chegaram ao final da disputa política e elitoral. O Ceres tem tradição de boas disputas, e ao longo de sua história, tem formado grandes lideranças políticas, notadamente no campo das forças de esquerda, com projeção partidária e institucional na área da gestão pública. É sem dúvida, uma escola de formação, também política.


Desafios da Nova Gestão

A composição vencedora, tem como Presidente eleito o jovem Leonardo Gomes, de 21 anos, estudante do 3º Período de Geografia da Unidade de Caicó. Leonardo é filho de Lúcia Gomes, minha colega Professora e do servidor público Manuel Azevedo, respeitosamente conhecido como Manuel Traíra, militante político em Caicó.

A Vice-Presidente é a jovem Fernanda Gentil, estudante do curso de Turismo, da Unidade de Currais Novos, é da terra do Jurista Amaro Cavalcante, Jardim de Piranhas. Com a vitória, muitos desafios estão postos, dentre os quais a reconstrução de 09 dos 11 Centros Acadêmicos-CAs; reconstruir o papel do Diretório Acadêmico dentro e fora da Universidade é uma necessidade.

Outro desafio será o de fazer um movimento estudantil politizado, organizado, sério e ao mesmo tempo descontraído, como são o espírito e a alma da juventude, em especial da brasileira. Um aspecto é importante, Leonardo, Fernanda e os demais membros não só são matriculados, são na essência da palavra estudantes.


O D.A de volta para Casa!

A chapa encabeçada por Leonardo e Fernanda, obteve votação expressiva de 339 votos, obtendo maioria de 182 votos. A participação e o apoio dos estudantes foi decisivo para organizar a chapa, fazer a campanha e conquistar a vitória.

Os ex-presidentes do D. A, Joseilson Ferreira e Francisco Félix tiveram papéis importantes, e se constituíram em referência para a chapa vencedora nos quesitos de modelo de gestão e de participação política estudantil universitária. Representando a UJS estadual, estiveram presentes os jovens Josângela Bezerra e Wangle Alves, referências de vidas acadêmicas e de participação no movimento estudantil.

Leonardo é membro da União da Juventude Sociliasta-UJS, participou recentemente do II Encontro dos Jovens Comunistas do Partido Comunista do Brasil-PCdoB, do qual é membro.

Politizando o movimento e organizando os estudantes, cresce a impotância da juventude na participação política e da construção da cidadania!


Me sinto vitorioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário