terça-feira, 2 de junho de 2009

Mimiro,o Marechal da ciência!

Em qualificada pesquisa histórica e relato tecido com fios de romantismo poético, o jornalista e escritor Fernado Morais, renomado pelos trabalhos jornalísticos de conteúdo e expressão real, em a obra " As aventuras do Marcehal que fez uma revolução nos céus do Brasil ", editora Planeta, conta a história de um herói que realizou o seu sonho.

Um jovem Tenente de olhos azuis que em 1930 atirava bombas sobre os quartéis de Minas Gerais que ainda resistiam à Revolução. Um ano depois, ao final de um vôo cego, ele criara o Coreio Áereo Nacional. Em 1932 seria preso em São Paulo pelos constitucionalistas. Mas aos 95 anos de idade e já Marechal-do-ar, Casimiro Montenegro dizia que essas eram façanhas " que qualquer tropeiro faria ".

Mas, sua grande obra, de fato seria a criação do Centro Tecnológo Aeroespacial-CTA e o ITA- Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos, concebido à imagem e semelhança do MIT dos Estados Unidos.

Apesar da oposição de presidentes da República, ministros e até de companheiros de farda, como revela a obra em referência, Montenegro transformou o sonho, em um dos maiores centros mundiais de conhecimento, o ITA.

Sentimento Nobre

A convicção e o esforço de Montenegro revelam um sentimento nobre, do pensamento e da ação coletiva, da valorização do indivíduo, mas sem exarcebação do "eu", do personalismo ou do super-herói.

Na luta pela construção do ITA, enfrentou não só desafios, mas também um pensamento atrasado e conservador de correntes políticas e militares, identificados com os interesses externos em detrimento dos interesses nacionais do povo brasileiro e do Brasil.

Parece atual a peleja do Marechal Cearense-Nordestino de Fortaleza, pois as mesmas correntes políticas do atraso da época, estão vivas, derrotadas apenas eleitoralmente, porém, ainda resistem, utilizando instrumentos excusos e métodos condenáveis e ofensivos aos interesses da pátria amada e aos bons costumes, exemplo maior é a luta deles permanente contra a existência da Petrobras enquanto empresa e patrimônio do Povo.

É fato, a história se desenvolve no curso da construção humana, da luta de idéias e de enfrentamento de interesses, às vezes nem tão nobres.

Como expressão de sentimento elevado, disse:

" Em toda minha vida profissional, jamais acreditei em messianismo, estrelismo, concentração de poder e do mérito em um só indivíduo. Sempre trabalhei em equipe. E se algum merecimento tenho, é o de ter sabido despertar em meus companheiros o entusiasmo, delegar-lhes autoridade com responsabilidade, exortá-los ao pleno uso de suas potencialidades e qualidades, em proveito do povo brasileiro".

(Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, 1904-2000)

Dedico este artigo/Comentário a Procuradora de Justiça e Delegada da Escola Superior de Guerra do Estado do Rio Grande do Norte, Drª Zélia Madruga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário