domingo, 14 de junho de 2009

Censo 2010: Retrato do Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica-IBGE, órgão responsável pela realização do censo populacional do nosso país, vai contratar 3.500 agentes de pesquisa e mapeamento. Desse total, apenas 65 vagas serão reservadas para o nosso Rio Grande do Norte.

No início de 2010, outras 3.200 pessoas do nosso Estado, serão contratadas, sendo 2.717 recenseadores, 345 supervisores e 179 agentes censitários.

O RN foi subdividido em 24 subáreas, abrangendo todos os 167 municípios. O Coordenador Estadual das Comissões Municipais de Geografia e Estatítica, José Aldemir Freire, disse que muita gente não sabe, mas a distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios-FPM, é definido através do censo.

Censo e Bonsenso!

O Brasil é o 5º maior em extensão territorial do nosso planeta, a nossa República é composta por 27 Estados, 01 Território e 5.565 municípios, aí compreendidos a zona rural e urbana, composta por 58 milhões de domicílios.

O Censo não é, e nem pode ser qualquer contagem, ou um simples aferimento do quantitativo populacional existente aqui ou ali. Esta ação, é de fundamental importância, tanto para as pessoas, como para o Estado Nacional, para órgãos e instituições privadas, especialmente para as públicas, melhor dizendo, entes federados, Estados e Municípios.

O momento propiciará a oportunidade de solução de conflitos no que se refere aos limites intermunicipais e interestaduais. Será um momento decisivo, pois gestores públicos que não tem nenhum ou quase nenhum compromisso com as populações de determinadas áreas, não investem em educação, saúde, estradas, não prestam assistência alguma, mas de olho nos recursos oriundos do FPM, brigam para contar pessoas ou manter incorporadas comunidades inteiras em favor do "seu" município.

Até o dia 23 de junho de 2009, as inscrições podem ser feitas para os candidatos que desejem disputar as vagas. Aí vai o endereço: www.consulplan.net , ou nas agências credenciadas dos Correios.

Quem tenhamos bom/senso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário