sábado, 6 de junho de 2009

Juventude: despertando a cidadania!

Preocupados com o crescimento das drogas, o uso indevido de álcool e a prostituição infanto juvenil entre os jovens de Apodi, realizou-se ontem 05/06 no Clube ACDP, a 1ª Noite Cultural da Juventude, promovida pela União da Juventude Socialista-UJS e pelo Fórum Municipal de Juventude-FMJ.

Com programação bastante diversificada, o evento foi aberto com o hino de Apodi e a música do movimento juvenil, Acorda Juventude Vamos Lá, interpretada pelo jovem talento cultural Klélio Kleiton, que em nome da UJS e FMJ, abriu a jornada cultural.

Música gospel, apresentação de cordel e teatro, show de piadas, Hip Hop, Música Popular Brasileira, e apresentação cultural do grupo da Associação de Capoeira Nacional do professor Alex, foram as atrações desenvolvidas durante o encontro, que por decisão dos organizadores e particantes, realizou-se sem uso de bebidas alcólicas e apologia de músicas que incitam violências ou mesmo de conteúdo ofensivo e degradante no que se refere as mulheres.

Casa lotada, com mais de 300 jovens, muita animação e descontração foi a traço principal deste 1º Encontro que se encerrou às 23 horas.

Dos poderes públicos, apenas a Câmara Municipal contribuiu com o evento, esteve também presente e participando o jovem vereador Genivan Varela, que é filiado a UJS e está estreando como vereador, representando a juventude em nome do Partido Comunista do Brasil.

Resgate da Cultura

Um dos objetivos dos promotores do evento é o resgate da cultura e de atividades de lazer e recreação, que possibilitem aos jovens uma maior integração, tendo na arte e na cultura uma oportunidade de lazer saudável e de convivência harmoniosa.

Todas as aulas do turno noturno das escolas da rede estadual de ensino foram liberadas e contadas como atividade extra-sala, sem dúvida, uma forma inteligente de integrar a escola com a comunidade.

Incentivados pelo professor Flaviano Monteiro, os jovens pretendem pelos menos 03 vezes ao ano se reunirem, para se congregarem com boas músicas e práticas culturais de resgate da identidade cultural de Apodi. O objetivo maior, é organizar no calendário do município uma Semana de Cultura.

Nosso reconhecimento e incentivo a Célia Fernades-Ujs e Jerlândia Moreira-Fjm, pela coragem e iniciativa cultural da organização do evento.

Este evento é uma demosntração prática de que para a juventude se divertir não precisa se prostituir e nem se drogar.


Acorda Juventude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário