domingo, 21 de junho de 2009

O Boto: Conquistador Feminino!

" Contaram-me muitas histórias misteriosas do boto(como chamam ao grande golfinho do Amazonas). Uma delas falava do costume que tinha o boto de tomar as formas de bela mulher, de cabelos soltos, chegando até aos calcanhares, e que caminhava à noite pelas ruas de Ega, para seduzir os rapazes e levá-los para a àgua. Se algun se enamorava e a seguia até à beira d´água, ela abarcava a sua vítima pela cintura e mergulhava nas ondas com um grito triunfante.

Nenhum animal do Amazonas é asssunto de tantas fábulas como o boto; mas é provável que estas não tenham sido inventadas pelos índios mas pelos colonizadores portugueses. Só depois de muitos anos consegui que um pescador harpoasse botos para mim, pois ninguém mata estes animais voluntariamente, embora sua gordura forneça excelente azeite para as candeias.

O povo supersticioso acredita que o emprego desse óleo nas candeias traria a cegueira. Afinal consegui o que queria com Carepira, oferecendo-lhe boa paga, num momento em que suas finanças estavam muito por baixo; mas ele amargamente se arrependeu dessa façanha, declarando que a sua sorte o tinha abandonado desde esse momento ".

Antologia do Folclore Brasileiro, Volume I, Luíz da Câmara Cascudo-Global Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário