sábado, 27 de junho de 2009

Angicos e Paulo Freire

No final do século XIX, por volta de 1896, o Rio Grande do Norte, contava apenas com 37 municípios, dentre estes, se encontrava Angicos.

Dos registros históricos contam que Angicos tornou-se município por força de ato legal em abril de 1833, perdendo esta condição em mais outros dois momentos históricos por razões e interesses políticos de outrora.

O fato é que a origem está diretamente ligada a grande quantidade de árvores que deram origem ao município, situado a 170 Km da capital, Natal, pertencendo a região central do Estado, hoje Território da Cidadania. Até o século XVIII, a região era habitada por várias comunidades indígenas, todas exterminadas durante o processo de colonização e de penetração do homem " Civilizado ", no sertão.

De pé no chão também se aprende a ler

O educador Paulo Freire e sua equipe, escolheram Angicos para desenvolver sua metodologia de alfabetização eficiente e libertadora, interrompida pelo golpe e a Ditadura Militar implantada em 1964.

Em nome do arbítrio interrompeu-se a alfabetização de dezenas e centenas de homens, mulheres, crianças, adultos e idosos, que o único crime que lhes eram imputados era o de reunião e portarem livros, considerados armas de conhecimento e de libertação.

Com este trágico episódio, o município se torna conhecido no Brasil e no mundo.

De tantos filhos e filhas ilustres, destaco na política a memória do Ex- Ministro, Governador, Jornalista e Deputado Federal Constituinte de 1946, Aluízio Alves, dentre outras......

Nos dias atuais, a instalação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido-Ufersa, significa uma grande conquista civilizacional, mais que isso, uma grande oportunidade à inclusão e ao fortalecimento do desenvolvimento sustentável e integrado, local e regional.

Em 27 de junho de 1850, Angicos foi definitivamente desmenbrada de Macau, sendo pela 3ª vez elevado á condição de município.

Hoje, dia de aniversário, nossos parabéns Angicos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário