quinta-feira, 11 de junho de 2009

Educação: Desafios da atualidade!

" O grande desafio do século XXI é o do domínio do conhecimento. Esse novo tempo nos exige capacidades e competências básicas para os mais diversos campos que fazem parte da nossa vida. E, nesse contexto, a educação não está restrita no ambiente escolar, mas também em nosso trabalho, em nossas relações, diversões etc. É espontânea, construída a partir das relações, bem como das manifestações culturais populares e da ação da mídia.

Nesse mundo em que as novidades e modificações se sucedem cada vez mais rápidas, a educação precisa ser mais significativa e prazerosa para o aluno, de modo que o conhecimento faça sentido para ele, satisfaça seus interesses e necessidades e, o mais importante, prepare-o para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios da atualidade ". (Trechos do Jornal Educação do Trabalhador-Sesi, ano 8-2007, nº 28).


Seminário

O Serviço Social da Indústria-SESI/RN, promoveu ontem 10/06, no Centro de Convenções de Natal, seminário intitulado: Educação com Gestão Participativa em Busca de Resultados. O evento, é parte integrante da I Olimpíada do Conhecimento do Serviço Nacional da Indústria-SENAI/RN. Fundeb e Educação para a Nova Indústria foram assuntos apresentados no decorrer do seminário.

Coube ao presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte-FIERN, Flávio Azevedo, abrir oficialmente a solenidade que contou com várias autoridades do poder público, gestores, professores, dentre outros segmentos representados e presentes.

Apenas duas falas foram proferidas na abertura, o Vice-Governador, Iberê Ferreira de Souza, falou em nome do Governo, dizendo do compromisso e da importância de uma educação de qualidade, capaz de assegurar a inclusão, de garantir oportunidades de trabalho e de formação profissional.

Com auditório lotado, o renomado Professor Celso Antunes, da Universidade de São Paulo-USP, proferiu Conferência Magna de abertura, tendo como tema: Educação com Gestão Participativa.

É bastante oportuna a realização do Seminário, considerando que estamos em pleno processo de realização da I Conferência Nacional de Educação, que tem como objetivo construir um sistema nacional articulado de educação, inserido numa perspectiva de projeto de desenvolvimento integrado, baseado no contexto da diversidade étnica e cultural do nosso país.

Mundo do Trabalho

Hoje, mais do nunca, é preciso aprender para a vida, cultivando uma educação vinculada à prática social e ao mundo do trabalho, que construa uma sociedade mais humana, democrática e justa. Neste sentido, é preciso entender que o verdadadeiro desenvolvimento passa necessariamente pelo desenvolvimento humano.

Estive presente acompanhando as atividades, parabéns a Fiern e ao SESI/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário