quarta-feira, 29 de julho de 2009

Tributo ao Senador Dinarte Mariz

Um Resgate da Memória Histórica-Parte Final

Caicó: Ponto de Partida e de Chegada

Como eu, e tantas outras pessoas, não nascemos em Caicó, mas nem por isso deixamos de ser filhos e filhas de Santana, Caicoenses. Dinarte Mariz também não era, e nem por isso deixou de ser, nunca se escusou de promovê-la, de amá-la, de dignificá-la, ou seja, sempre a exaltou, seja como Prefeito, Governador ou Senador, assim foi seu míster, e o fez com grandeza de espírito e reconhecimento pessoal, denodo e esmero público.

A sua carreira política se inicia em Caicó como prefeito nomeado, e o seu retorno definitivo obedeceram a um ditame do ciclo da vida e não da morte, um desejo de raiz, um reencontro de identidade, ocorreu por ocasião do seu sepultamento em solo materno, na sua querida e emblemática Terra de Santana-Caicó.


"Não existe ninguém tão pobre, que nada possa oferecer ao outro"

Dom Heldér Câmara

Sobre Caicó, disse:

“O mundo é grande de se ver, e eu já vi tudo. Mas eu vejo tudo a partir de Caicó”.

Tenho a opinião de que o Senador Dinarte de Medeiros Mariz deve ser considerado na sua dimensão humana e política, mais política do que humana, tendo em vista a sua trajetória de homem público. Aqui não me cabe, e nem convém analisá-lo do ponto de vista ideológico. Devemos observar o cenário e atores de sua época histórica em que viveu e participou como cidadão, sujeito ativo e protagonista de um momento histórico vivo e em movimento permanente.

É possível imaginar que pelos compromissos e zelo que devotava à Caicó, se vivo estivesse, o Senador estaria muito inquieto, ou mesmo insatisfeito com a atual situação pela qual a nossa cidade está submetida.

Á guisa de esclarecimento devo dizer que não tenho relações de parentesco ou de apadrinhamento, nunca fui e nem sou Dinartista, nem tampouco beneficiário de qualquer ato que me favoreceu pessoalmente ou pessoas de minha consanguinidade. Este trabalho em forma de artigo é tão somente um justo e oportuno reconhecimento, um encontro com a história de um pedaço do todo que é a subjetividade concreta deste lócus, chamado CAICÓ. O concebi e coloco para conhecimento e apreciação crítica, a referência política e histórica de uma personalidade que enobreceu Caicó, e principalmente o Rio Grande do Norte, no cenário da política brasileira.

Guardemos a memória política do Senador!

Respeito ao Cidadão Dinarte de Medeiros Mariz e aos seus familiares.


*Canindé de França, é Advogado, Pedagogo e Professor da Rede Pública de Ensino do Estado, Ex-Vereador em Caicó, Pós Graduado em Planejamento de Políticas Públicas, Presidente da Associação Nacional dos Órgãos Estaduais de Terra do Brasil/Anoter, Vice-Presidente do Partido Comunista do Brasil-PCdoB/RN, e atual Secretário de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. É de Caicó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário