segunda-feira, 13 de julho de 2009

Augusto Boal: Teatro contra opressão!

Augusto Boal não se ligou ao grande público através da televisão-sua ligação era direta, cara a cara, trabalhando junto.

Seu Teatro do Oprimido, que é inspiriado na Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e tem raízes no Teatro de Arena, no Teatro Oficina e no Grupo Opinião, é uma das grandes contribuições da arte brasileira para a humanidade.

Lutadores sociais

Preso e torturado em 1971, deixou o Brasil, vivendo no exílio até 1986. Ele rejeitou qualquer caminho fácil. Sua obra sempre esteve a serviço das lutas populares. Seu teatro foi instrumento de organização, debate e difusão de idéias avançadas em todos os lugares.

Daí sua importância: daí seu reconhecimento pelos lutadores sociais em todos os cantos do planeta e por todos os apreciadores da arte: as obras de Boal, traduzidas em mais de vinte línguas, são conhecidas e praticadas pelo mundo afora.

Em maio de 2009 a leucemia interrompeu seu trabalho. Trabalho que, segundo o jornal inglês The Guardian, consiste em uma reinvenção do teatro político por um autor " tão importante quanto Brecht ou Stanislawski ".

Nossas homenagens a quem fez da arte e da cultura um instrumento de luta em defesa da democracia, das liberdades e da dignificação do nosso Brasil.

Augusto Boal - Presente! (1931 - 2009)

Esta referência está publicada na contra-capa da edição da Revista Princípios(www.anitagaribaldi.com.br), nº 101, maio e junho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário