domingo, 12 de julho de 2009

Separação e Sexualidade

" Na verdade, se trata de um tema bastante vasto e polêmico em todos os sentidos. No plano da construção teórica do Direito de Família, a questão de fundo ou de cerne gira sempre em torno da tentativa de organização e regulamentação das relações de afeto, das conseguências patrimoniais delas decorrentes e de se estabelecer parâmetros mínimos para aquilo que Freud disse ser a satisfação mais forte do ser humano: a sexualidade.

Energia libidinal

Devemos entender a sexualidade em seu sentido mais amplo e profundo para não reduzí-la à genitalidade, que seria um empobrecimento das relações humanas. Sexualidade, como também já nos revelou Freud, é uma dimensão presente na totalidade da existência humana. A energia libidinal é o que dá vida à vida. Faz nos trabalhar, criar e descançar, amar, sofrer, ter alegria, prazer e dor etc...

A família composta de pai, mãe e filhos/as, não é mais a nossa realidade sócio cultural. Inegavelmente, a família vem sofrendo transformações acentuadas e torna-se necessário que a sociedade reconheça e aceite essa mudança na estrutura familiar do nosso país. O assunto é muito interessante e de fundamental para o nosso mundo jurídico, que assiste a tudo e a todos/as, cotidianamente, nos labirintos dos fóruns de família, pois, sabe-se do elevado índice de famílias descasadas ". Trechos do artigo de Margarida Simplício, Pres. da Comissão da Infância e Juventude da OAB/RN, pub. em 04/07, Diário de Natal/Opinião. O intertítulo é do autor.

Bento XVI e a Sapiranga

Em recente visita ao Vaticano, o presidente Barac Obama ouviu e comprometeu-se com o " Santo Padre ", acerca de dois assuntos atuais e importantes para a humanidade, o aborto e as células troncos. Combater o aborto e diminuir os investimentos ou freiar as pesquisa científicas sobre as células troncos, foi o pleito do Papa e prontamente atendido pelo visitante.

Se dependesse das opiniões e da prevalência dos interesses da Igreja de Roma, é provável que ainda estivéssemos vivendo as trevas da Idade Média, em plena Santa Inquisição, comandada pelo temível Cardeal Belarmino que presidia o Tribunal do Santo Ofício, que hoje tem o nome de Congregação para Doutrina da Fé, que até ontem foi presidida pelo Cardeal Ratinzer, o hoje Bento XVI, mudou apenas o nome, mas permanece com o mesmo conteúdo.

Pois bem, na dependência destas opiniões estaríamos ainda curando sapiranga(conjuntivite) com a 1ª urina do dia.

Do encontro de Bento e Obama, só posso dizer: Senhor tem piedade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário