segunda-feira, 27 de julho de 2009

Tributo ao Senador Dinarte Mariz!

Um Resgate da Memória Histórica-1ª Parte

O mês de julho não é somente o mês de julho, é o mês de Santana. Assim seria se possível fosse alterar a nomenclatura definida pelos Romanos. Teríamos junho, santana e os demais meses do ano. Roma ainda é forte, sua influência permanece viva, mesmo que moribunda, exemplos não faltam, como a instituição do Senado, a presença no Direito, na Religião e no calendário. Na melhor tradição seridoense não se diz mês de julho, se diz: mês de Santana.

E foi, exatamente em 09 de Santana de 1984, que faleceu o Senador Dinarte Mariz, detentor de uma longa e prestigiada carreira política, de Prefeito nomeado em Caicó, a Senador Biônico. Representação parlamentar idealizada na mente do ilustre intelectual golpista da Ditadura Militar-General Gouberi do Couto e Silva. Foram 54 anos de atividade política, seja no Executivo, no Legislativo ou na atividade pública e partidária.

Grandeza de personalidade

O Senador Dinarte Mariz não quis ou não teve a oportunidade de estudar formalmente, logo adentrou no mundo do trabalho. Não teve diploma de Universidade, isso em nada comprometeu o seu legado, ou mesmo apequena a sua grandeza de portador de inteligência privilegiada e sabedoria aguçada. As duas juntas, inteligência e sabedoria construíram um homem de forte personalidade e de perfil além do seu tempo, empreendedor e politicamente vitorioso, não sei se realizado.

Como homem de atividade e ação política, a história registra que Dinarte cometeu acertos e praticou erros, o que é absolutamente admissível, em se tratando principalmente da atividade política, parlamentar e executiva.

Dentre os feitos, realizações e atividades, uma me achama atenção, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, feito extraordinário e indescritível do ponto de vista do conhecimento e do saber eleaborado, de profunda repercussão para a consolidação e o desenvolvimento do nosso Estado, o Rio Grande do Norte. Se fosse nos dias atuais, poderia se dizer, uma conquista de natureza civilizacional.

O Centro Educacional José Augusto-CEJA, é outra obra, que à época foi bastante criticada pela "oposição" política que lhe era feita, não pela idéia, mas pela grandeza física, o tempo passou, quase meio século depois o CEJA é uma Escola atual, e tecnicamente viável do ponto de vista da estrutura, da localização e da capacidade de atender a demenada do Cuó e das suas adjacências.

A Revolução de 30 e o Golpe de 64

O Senador Dinarte Mariz, presenciou e participou de fatos políticos importantes ocorridos na República, em 1930, posicionou-se favorável a assunção de Getúlio Vargas à presidência da República, advindo da força e do processo revolucionário, marco estruturante do Estado Nacional e da configuração do país enquanto nação soberana.

Na insurreição Comunista de 1935, foi uma das lideranças que comandou a repressão ao levante popular. Já Senador, apoiou a deposição do presidente constitucional João Goulart, no início da década de 60, posicionando-se a favor do golpe militar e a consequente instauração do Regime Militar e dos governos autoritários que se sequiram até 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário