quinta-feira, 30 de julho de 2009

Caderno de receitas!

Pessoas e receitas sempre são a expressão do gosto, mas também do talento, assim é que encontrei sobre uma estante um caderno de receitas, já com as folhas amareladas pelo tempo, pertencentes a Sueli Maria do Nascimento, inúmeras receitas todas de sobremesa, era a sua especialidade, tinha bom gosto e preferencialmente só ocupava o espaço da cozinha para prepará-las, era sempre um ato de prazer, constante de um cardápio diverso.

Dentre as tantas receitas selecionei uma especial: Bolo de Banana.

04 bananas nanicas bem maduras

03 ovos inteiros, preferencialmente de galinha caipira
1/2 copo de óleo
03 xícaras de açucar
03 xícaras de farinha de rosca
01 colher de (sopa) de fermento em pó

MODO DE PREPARO:

Corte as bananas em pedaços e bata no liquidificador com os ovos e o óleo. Depois de bem batido, retire do copo de liquidificador para uma vasilha de louça ou pirex e misture com o açucar, a farinha de rosca e o fermento. Coloque em tabuleiro untado e enfarinhado e leve ao forno para assar. Depois de pronto, polvilhe com açucar e canela em pó misturados. Corte em quadradinhos e sirva quente ou frio.

Em respeito à memória da autora preservo expressões da época, como por exemplo PIREX, hoje chamado de refratário, bem como a forma do corte e o modo de servir sempre a gosto.

Tita e Terezinha

Esta receita ora publicada, expressa o respeito e a valorização do talento das pessoas empreendedoras. Assim era Sueli, filha de seu Tita e de Dona Terezinha, pessoas ilustres e respeitadas por familiares e amigos, bem como pela sua comunidade de origem e que se encontra radicada no município de São Vicente, no Seridó do Rio Grande do Norte.

Agradeço A Sônia, sua irmã, e por extensão a Selma e Júnior, por ter me possibilitado esta publicação, que se diga: Inédita. Pelo fato de se tratar de uma iguaria de nossa mesa Seridoense e Potiguar.

Sueli, já não mais se encontra corporeamente presente, mas sua memória Sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário