sexta-feira, 3 de julho de 2009

Jornalista! Só com Diploma.

A proposta de emenda á Constituição(PEC) que exige curso superior de comunicação social para o exercício da profissão de jornalista será uma das alternativas mais imediatas para reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal-STF, que dispensou o diploma para o exercício da profissão de jornalista, desprestigiando e ao mesmo tempo desvalorizando os jornalistas e atentando contra a dignidade da profissão. A PEC apresentada é proposta do Senador de Sergipe, Antônio Carlos Valadares.

Sobre a iniciativa da PEC, disse Valadares: " Pretendo ampliar ainda mais o apoio à proposta e, com isso, criar condições para que sua tramitação ocorra de forma ágil ", explica o Senador do Partido Socialista Brasileiro-PSB. A emenda precisa ser aprovada por três quintos dos senadores em dois turnos, o que corresponde a 49 dos 81 votos do plenário.

Dignidade Profissional

Tenho acompanhado o debate sobre a necessidade ou não do Diploma para ser jornalista. Na minha opinião, não se trata de uma simples necessidade, trata-se de um Direito/Obrigação, para o exercício da profissão, conferida pela Academia e certificada pelo Conselho Profissional da Categoria. Diferente desta premissa profissional e técnica, acredito que é somente retórica vazia e propaganda enganosa, no sentido de desqualificar por outros métodos tão nobre e importante profissão.

O livre exercício do pensamento e da criatividade humana, que é rico e diverso, melhor ainda se for plural, não impede que "você" seja cronista, redator, escritor, comentarista, comunicador, articulista, colunista ou algo que o valha, pode ser tudo, menos Jornalista, este sim, requer preparo técnico e formação acadêmica apropiada à profissão, se têm talento ou não, se é portador de aptidão, aí a questaõ é outra, e como tal deve ser tratada, e até estimulada na capacidade criadora que existe dentro ou fora de cada um de nós.

Voto pela PEC.

Em defesa do Diploma de Jornalista, contra a censura e a usurpação de Profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário