quinta-feira, 23 de julho de 2009

Darwin: A ciência e a religião!

Há dois séculos nascia o homem que revolucionou a ciência da natureza e promoveu, com a Origem das Espécies, uma mudança radical na concepção sobre as origens do ser humano.

Pelo mundo afora, neste ano realizam-se comemorações e eventos alusivos aos 200 anos do nascimento do naturalista inglês Charles Darwin. Nome ligado a sua revolução radical no modo de se conceber a natureza, Darwin foi o principal responsável pelo triunfo das idéias científicas de evolução e variabilidade das espécies.

Após 150 anos de sua publicação, sua principal obra intitulada Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural é um trabalho que se mantém como um dos marcos fundadores da ciência moderna.

Um ancestral comum

Darwin atreveu-se a dar resposta a uma das mais controversas perguntas de todos os tempos: qual a origem da enorme variedade de seres vivos? E de onde vieram os seres humanos? Graças a ele - mas também a Wolf, Lyell, Lamarck e Wallace - sabe-se, hoje, que os humanos são animais pluricelulares, vertebrados, mamíferos e primatas e compartilham um ancestral comum com todas as formas de vida da terra. E todos têm uma história; isto é, se desenvolvem através dos tempos.

Progresso científico

Há apenas 150 anos Darwin sepultava explicações idealistas sobre o mundo natural, deflagando um vertiginoso progresso no mundo das ciências. Progresso científico sem o qual a felicidade e o bem-estar, perseguidos pelo ser humano desde as cavernas, não se realizam.

Avanço civilizacional

Claro, sob a lógica do sistema capitalista - lucro máximo e domínio das grandes potências sobre as demais nações -, o avanço das ciências, paradoxalmente, tanto evolui quanto é retido, e, sobretudo, exclui dos benefícios destes avanços a maioria da humanidade. Embora, sob este sistema, seja frequentemente para "escravizar" o ser humano, a vitória da ciência sob o obscurantismo e a serviço dos avanços do bem-estar da maioria é fator imprescindível ao avanço civilizacional.

Trechos do editorial da Revista Princípos, nº 101-maio e juho/2009, Editora Anita Garibaldi(www.anitagaribaldi.com.br).

Festejemos Darwin, festejemos a ciência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário