sábado, 11 de julho de 2009

Memória Histórica e Identidade Cultural

A educação, cultura e a comunicação são espaços privilegiados do processo de organização social e de construção/consolidação de uma sociedade democrática. Uma sociedade inserida num processo de globalização precisa fortalecer a sua memória, história e identidade cultural.

Quando pensamos a realidade brasileira, nos deparamos com forte processo de exclusão social e cultural. Segundo dados do Ministério da Cultura, essa exclusão se manifesta no fato de que mais de 90% dos municípios brasileiros não possuem salas de cinema, teatro, museus e espaços culturais multiuso.

Apenas 13% dos brasileiros freguentam cinema alguma vez durante o ano. E mais: 93,4% dos brasileiros jamais freguentaram alguma exposião de arte.

O quadro da exclusão cultural

Dos 600 municípios brasileiros que nunca receberam uma biblioteca, 405 ficam no Nordeste e apenas 02 ficam no Sudeste. 73% dos livros estão contrados nas mãos de apenas 16% da população. O preço médio do livro é de R$ 25,00. Esse valor é elavadíssimo quando comparado com a renda do brasileiro nas classes C/D/E.

Ao nos depararmos com esses dados, fica evidente que esse processo de excluão se constitui num forte entrave ao desenvolvimento individual e coletivo da população e compromete seriamente o processo educativo e cultural do nosso povo.

O presente texto é de autoria do Jornalista Teotônio Roque, Coordenador Geral da Caravana e da Jornalista Andréia Gurgel. Consta da justificativa do Projeto Caravana da Cidadania Cultural, a ser realizada em 11 municípios do Brasil. No Rio Grande do Norte, o município sede da Caravana será Currais Novos, na região do Seridó. O evento é uma uma iniciativa do Ministério da Cultura e parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário