domingo, 24 de maio de 2009

Uma Conferência Democrática e Estruturante!

No último dia 22/05, foi lançada oficialmente na Assembléia Legislativa a I Conferência Nacional de Educação-CONAE, tendo como tema central: CONSTRUINDO O SISTEMA NACIONAL ARTICULADO DE EDUCAÇÃO: O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, DIRETRIZES E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO.

A Conferência Nacional será realizada em Brasília-DF, de 23 a 27 de abril de 2010, e será precedida de Conferências Estaduais, Municipais e Intermunicipais . No Estado, serão realizadas 18 Intermunicipais, que congregam todas as regiões. O debate será organizado em 06 Eixos Temáticos principais, tendo um Documento de Referência que possibilita uma visão sistêmica da realidade da educação nacional.

Do ponto de vista de opiniões e concepções de projetos de Educação para o Brasil, um debate poderá marcar a Conferência, e ser decisivo, sobre se EXISTE ou não um sistema de educação no país.

No curso da Conferência, opinarei acerca deste ponto de vista, também na condição de Pedagogo, Trabalhador em Educação-Professor da Rede Estadual de Ensino Público do RN. Acredito que será de muita relevância este debate.

Como produto final da participação dos segmentos da sociedade e do poder público, teremos um Documento Final, em forma de Relatório, onde estarão apresentadas as diretrizes para a construção do Sistema Nacional Articulado de Educação e para o Plano Nacional de Educação.

O Sistema Nacional Articulado de Educação construído por meio de ampla participação e elemento fundamental para a implementação de Um Projeto de Nação que tem a educação como eixo central, a partir de concepção orgânica e sistêmica, integrando plenamente os níveis, etapas e modalidades.

Os Presentes: Trabalhadores em Educaços da Educação do RN; Gestores Públicos Municipais; Dep. Est. Robson Faria-PMN-Pres. da Asssembléia Legistiva; Dep. Est. Fernado Mineiro/PT; João Oliveira-Coordenador Estadual do Sinte-RN e Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB; Dep. Fed. Fátima Bezerra-PT e Vice-Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara; Itálo- representando a União da Juventude Socialista-UJS; Fátima Cardoso-Sinte-RN; Elias Nunes-Secret. de Educ. de Natal; Domingos Sávio-Presidente da União de Dirigentes Municipais de Educação-Undime; Chagas Fernandes-Secretário Executivo do Ministério da Educação e Coordenador Nacional da Conferência; Francisca Neide-Professora e Ex- Presidente da Undime-RN e representante da Direção Estadual do PCdoB; Professor Otávio Augusto Tavares-Secretário Adjunto da Secretaria de Educação e Coordenador Estadual da Conferência .

Visite o endereço: www.conferencia@mec.gov.br



Lá estive como Secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio á Reforma Agrária-Seara.


Na Assembléia Legislativa eu me senti em casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário