domingo, 31 de maio de 2009

Um projeto para a juventude!

Ontem 30/05, no Instituto de Formação Kenedy em Natal, realizou-se o II Encontro Estadual da juventude do Partido Comunista do Brasil-RN. A promoção foi do Comitê Estadual, através da Secretaria de Juventude, fazendo parte das ações de mobiliazação em preparação ao 12º Congresso a ser convocado na 1ª quinzena de junho, estendendo-se até 08/11, com a plenária final no Ahembi em SP/SP.

Um projeto estratégico para a atuação do PCdoB entre a juventude, foi o tema central do evento, que realizou-se das 09 às 17 horas, marcado pelo ambiente de animação, descontração e muita concentração.

A Crise do Capitalismo Contemporâneo, o Projeto Eleitoral para 2010 e o 12º Congresso, foi apresentado através de uma conferência proferida por Antenor Roberto, presidente Estadual do Partido. Discorrendo sobre o tema, afirmou que a juventude como a parte mais sensível da sociedade brasileira não pode ser sacrificada no acesso a educação, segurança, lazer, cultura e ao emprego, provocada pela crise capitalista do neoliberalismo.

Acrescentou que durante o 12º Congresso, é preciso desenvolver o projeto eleitoral, para em 2010 fortalecer ainda mais o Partido, elegendo Deputado Federal e Estadual, e, que os jovens precisam ter oportunidade e serem preparados para ocupar o mercado de trabalho, serem gestores públicos competentes , e se constituirem como lideranças do movimento popular e sindical e ocuparem os espaços de poder através da participação social e da luta política.

Projeto estratégico

Ricardo Abreu/Alemão, economista e membro do Comitê Central e Secretário Nacional de Juventude, discutiu sobre a construção do projeto estratégico do Partido na área da juventude, dizendo da importância da particiapação política dos jovens e do fortalecimento da União da Juventude Socialista-UJS.

Alemão enfatizou que a prioridade do Partido na área de juventude é a manutenção da influência e presença no movimento juvenil brasileiro, notadamente nos secundaristas e universitários, através da UBES e da UNE, bem como dos jovens trabalhadores organizados na Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB.

Declarou ainda: " Em 2022 o PCdoB estará completando 100 anos de existência e de luta em defesa do Brasil, do povo brasileiro e do Socialismo, é esta juventude que precisa ser preparada para exercer o papel de direção, tornar o Partido mais forte, mais influente e coeso, sendo a geração que dará continuidade a luta histórica iniciada em 1922 ".

O projeto de mobilização ao 12º Congresso no RN, foi apresentado pelo Secretário Estadual de Organização, Carlos Albérico. No início dos trabalhos vespertino, o Secretário de Comunicação do Comitê Estadual Jan Varela, apresentou o plano de mídia a ser desenvolvido no estado por ocasião do congresso.


Tive a oportunidade de participar do 3º Painel em companhia da concluinte do curso de Ciências Sociais e Secretária de Juventude do Comitê Municpal de Natal, Josângel a Bezerra, apresentado o Plano Estadual na área de juventude.

As duas filhas de Vital e Glória - Música, Cultura e Lazer

Ao som de um violão e de afinadas vozes, as jovens Nara Coralina e Dina Lívia, cantaram e encantaram a platéia composta de 174 jovens representando 35 municípios do estado, que ouviram e acompanharam sob aplausos a qualidade das composições e interpretações da Música Popular Brasileira, um verdadeiro Show. Nara, é concluinte do ensino médio, e Dina, do ensino fundamental.

Memorável encontro, Sucesso PCdoB!

Compareceram: João Maria Oliveira-presidente da CTB; Moacir Soares-presidente do Sindicatos dos Trabalhadores nos Correios; Francisca Elpídio-vice-presidente da CTB; Mário Luíz- presidente da UJS; Valdo Teodósio-membro do Conselho Nacional de Saúde; George Câmara-vereador/PCdoB-Natal; Carlos Magno-diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral; Valdimir Sales-presidente da União de Negros pela Igualdade Racial-Unegro; Irineu Domingos-Chefe de Gabinete da SEARA; Miriam Estevam-Diretora do Sinte-RN; Cristina Dias-Centro Acadêmico de Serviço Social da UFRN; Francisca Neide -ex-presidente da Undime/RN; Tiago Costa- Subcoordenador do Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária da SEARA; Jussier Varela-vereador/PCdoB-Japi; Luiz-secretário Municipal de Esporte e Lazer do município de Ceará-Mirim; Andréia Gurgel-jornalista/fotográfa e representante da Ong Olhares e Joseilson Ferreira-membro do Comitê de Articulação Estadual dos Territórios da Cidadania /RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário