domingo, 24 de maio de 2009

Abelhas que produzem mel e sustentabilidade.

Realizou-se ontem, 23/05, o IV Seminário de Apicultura da Serra do Mel, evento exitoso e de grande significado para a Associação dos Apicultores de Serra do Mel. Compareci e fiquei feliz em presenciar o nível de organização dos associados.

As ababelhas produzem uma média de 60 toneladas/ano, para 2009 está sendo esperada uma produção de 100 toneladas. 285 apicultores foram capacitados, destes 250 estão em plena atividade, sendo 80 organizados diretamente no trabalho associativo da Apismel. São mais de 5 mil colméias em toda Serra. O Kg do mel está cotado no mercado a R$ 2.40

A presença das mulheres nesta atividade é visível e de muita importância, hoje são mais de 20% do total de apicultores envolvidos no trabalho. Na Serra foram construídas 03 casa de mel e uma Central.

A apicultora Antônia Marinho, Presidente da Assocociação de mulheres da Vila Ceará, disse que o sucesso é explicado pelo trabalho associativo realizado em comunidade, que busca agregar valor aos produtos e melhorar a vida das pessoas.

Mas, nem tudo é só doçura, alguns desafios estão postos, como, adquirir o SIF; e evitar o desmatamento da vegetação nativa.

Parabéns ao Presidente-Cabo Hélio, a Diretoria pelo trabalho realizado e a rede de parceiros.

Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário