sexta-feira, 22 de maio de 2009

Conhecer para transformar!

Recebi um presente que muito me apraz, foi ontem 21/05, a 2ª edição do livro - Terras Devolutas e Latifúndio, publicado pela editora Unicamp, sendo prefaciado pelo Sociólogo e ex-deputado Federal Plínio de Arruda Sampaio. A obra é de autoria da professora LIGIA OSORIO SILVA, doutora em Ciências Sociais e livre docente na área de História Econômica. Conheci a professora Ligia em São Paulo-SP, no dia 27 de abril passado, por ocasião da realização de uma Mesa de Debates: Estrutura Agrária e Relações Produtivas no Campo, evento promovido pela Fundação Maurício Grabois, da qual participamos como expositores.

Terras Devolutas e Latifúndio: efeitos da Lei de 1850 proporciona a compreensão da dinâmica da sociedade brasileira, a partir de estudos sobre a forma originária de ocupação territorial. Por meio de uma análise sobre o espaço de relacionamento entre proprietários de terras e o Estado estabelecido pela Lei de 1850 (Lei de Terras), a autora define as condições nas quais se deu o processo de passagens das terras públicas para o domínio privado.

Por razões acadêmicas e pelo ofício que ora desenvolvo, com certeza esta obra literária será de elevado valor, no sentido de contribuir para compreender melhor o processo de acesso, uso e ocupação do espaço da terra em nosso país..

Vamos à leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário