sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ao mar, somente por Túnel!

A Bolívia perdeu o acesso ao mar, após derrota em uma guerra contra o Chile, algo em torno de 130 anos. Uma maneira de restaurar o acesso perdido ao oceano pacífico, sem que houvesse prejuízo a soberania chilena, seria a construção de um túnel de aproximadamente 150 Km de extensão, em período não superior a dez anos. Há consenso, de que existem condições técnicas e materiais para se fazer o túnel, que seria utilizado para o transporte de cargas e de passageiros.

Apesar da perda de sua área costeira, a Bolívia mantém Marinha com 170 embarcações ancoradas nas águas do lago Titicaca.

É mais um desafio para o presidente Evo Moralles, que sobre o assunto afirmou: " A Bolívia jamais renunciará ao retorno soberano de nosso acesso ao mar ". A luta pela soberania é estratégica para garantir a Bolívia como país soberano, no continente e frente as demais nações.

Este é, mais um dos tantos desafios enfrentados, pelo governo e pelo povo boliviano na construção de um país soberano, com liberdades democráticas, desenvolvimento, geração de emprego e renda e justiça social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário