quinta-feira, 28 de maio de 2009

Cordel: Patimônio imaterial !

Brasília sediará a partir de hoje e vai até amanhã dia 28 de maio, o I Encontro Nordestino de Cordel, que será aberto às 19 horas, tendo como local o Complexo Cultural da Caixa Econômica Federal.

Valorizar, difundir e fortalecer as manifestações culturais a partir da linguagem, do repente e da literatura de cordel é o que se propõe o encontro. O evento promoverá o Seminário de Políticas Públicas para o Cordel, a programção está focada no debate e na proposição de ações estruturantes para o setor.

O desafio para os repentistas é o de criar uma Cooperativa Nacional de Cordel e o registro do Repente e da Literatura de Cordel , como Patrimônio Imaterial brasileiro. Assegurar esta expressão artístico-Cultural como patrimônio significa não somente uma conquista, mas o reconhecimento de uma expressão antiga e sob certo aspecto marginalizada, pelo preconceito ,ou mesmo pela ignorância de uma certa parcela da elite branca e racista com a cultura de origem e de raíz popular.

LULA E A LITERATURA DE CORDEL

A abertura contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que irá prestigiar o lançamento de mais um Livro do poeta e amigo, repentista e escritor Crispiniano Neto, potiguar de Santo Antonio do Salto da Onça, e, presidente da Fundação de Cultura José Augusto do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Sem dúvida, o repente e a moda de viola resistiram ao longo de décadas, mas como afirmação cultural vem sobrevivendo as tentações do empastelamento midiático de parte de uma imprensa que monopoiliza os meios de comunicação de massa, que inclusive, são por força da constituição uma concessão pública, mas que por interesses mercadológicos segregam talentos, marginaliza os profissionais, promove a discriminação e o preconceito social do exercício da profissão, que tem muito peso, notadamente no sertão que ainda conserva traços acentuados do período colonial.


Parabéns Cripiniano, pelo talento e contribuição à Cultura Popular do nosso solo Potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário