quarta-feira, 27 de maio de 2009

Na flor de idade!

Hoje completa 07 anos da morte de João Amazonas, Teórico Marxista, Político Revolucionário, Guerrilheiro, líder e ideólogo do Partido Comunista do Brasil.

Ingressou no PCdoB ainda jovem, na flor da idade, com apenas 23 anos, decidiu livre e conscietemente abraçar uma causa nobre, dedicou sua inteligência e capacidade na construção de um instrumento de luta e emancipação de uma Classe, o PCdoB, que se consolida enquanto instituição política e se afirma crescentemente na perspectiva de um novo Poder e de uma nova Sociedade de conceitos e valores morais e espirituais elevados: a Sociedade Socialista.

Foi uma vida de 90 anos, dos quais 67 de lutas políticas e sociais, uma trajetória marcadamente em defesa do Brasil, do Povo Brasileiro e do Socialismo.

LEGADO HISTÓRICO

Nos anais da história do Sec. XX, está registrada a sua contribuição como cidadão e membro construtor do Partido Comunista. Foi reorganizador do Partido na histórica Conferência da Mantiqueira em 1943; enfrentou a ditadura do Estado Novo; defendeu a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial ao lado dos países aliados contra o Nazi-Facismo; foi Deputado Federal Constituinte em 1946; defendeu a campanha patriótica do Petróleo é nosso; reorganizou o PCdoB em 1962 para garantir a sua essência revolucionária e socialista; combateu o golpe e os governos da ditadura militar; organizou a Guerrilha do Araguaia; defendeu a Anistia política; a redemocratização do país e a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte Livre e Soberana.

Na defesa da Democracia e das liberdades enfrentou a prisão e o exílio político, mas sempre manteve a altivez, o ímpeto e a dignidade revolucionária, sem aliar-se ou capitular às bestas e aos inimigos do Brasil e do Povo Brasileiro.

Na condição de Jornalista, foi Diretor do Jornal A Classe Operária e Fundadador e Diretor da Revista Princípios, uma publicação Teórica, Política e de Informação, com 28 anos de circulação ininterrupta, que acaba de publicar a sua 100ª edição.

Entusiasta da Reforma Agrária e defensor do movimento sindical e social, foi comprometido com o trabalho e a cultura libertária, admirador das artes e comprometido com a ciência.

GRANDE TEÓRICO

A sua contribuição como estudioso e ideólogo do Partido Comunista, foi de fundamental importância para a compreensão da necessidade de se renovar as idéias e a teoria em defesa da luta pelo socialismo no século XXI. Firmou a concepção da idéia de que não há modelo único para o socialismo, mas enraizada nas experiências históricas de cada nação, sua construção seguirá um rumo próprio em cada povo, determinado pela maneira como as contradições sociais e a luta contra o imperialismo serão resolvidas em cada país.

Penso que a melhor forma e a manifestação mais adequada aos tempos atuais de homenageá-lo, é aproveitar a Convocação do 12º Congresso e tornar o PCdoB, mais forte, coeso, grande, poderoso e influente, ou seja, um Partido renovado, de idéias e práticas socialistas-de Princípios e Revolucionário.

João Amazonas de Souza Pedroso-Presente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário