domingo, 15 de novembro de 2009

Uma outra República é possível!

Hoje 15 de novembro, exatos 120 anos da Proclamação da República, passo e conquista importante na consolidação do Estado brasileiro.

O anúncio em voz alta e de público, significou um novo momento para a nossa nacionalidade, mesmo que ainda sob forte comando e poder das elites, podemos dizer valeu apena, abriu-se uma nova etapa na vida de uma jovem nação, diga-se em construção.

República e Federação

O ilustre Seridoense de Caicó/RN, Amaro Cavalcante, que viveu durante a época mais efervescente, publicou uma importante obra intitulada "Regime Federativo e República Brasileira", que retrata o ambiente pré e pós Proclamação, se não vejamos:

" Em vez de estarmos a repetir que `não era esta a República que sonhávamos´, devemos todos, os amigos e crentes sinceros do regime, - dar-lhe o melhor do nosso saber e esforços, para que a mesma se torne, quanto antes, verdadeiramente digna, verdadeiramente grande, verdadeiramente próspera ".

E encerrava proclamando que acreditava numa

" - República, que inspire fé e segurança a todos, e que, como governo instituído da Nação, seja garantia certa de direito e da liberdade em qualquer parte do território nacional ".

Desafios do presente

Após 500 anos da invasão e ocupação européia, o nosso país experimenta um momento muito diferente, mesmo sem chegar ao poder, as forças populares chegaram ao governo da República, dentro das regras e limites dos ditames da elite dominante, tudo expresso no chamado Estado Democrático de Direito. Mesmo assim, está sendo possível avançar no sentido de abrir novas perspectivas para a Nação e para o País.

Marcos importantes

O século XIX foi marcante, e sob certo aspecto decisivo para a nossa consolidação enquanto Nação, conquistamos a Independência em setembro de 1822, a Abolição da escravidão em maio de 1888, e já no finzinho do século a República. Tudo isso com a unidade do nosso povo e com a integridade de um vasto território. Na Geopolítica de hoje, são fatores que contam e muito para credenciar o nosso país como uma próspera e futura potência, ou seja, uma Nação forte, Desenvolvida e Soberana.

A independência, a Abolição da Escravidão a República e a Revolução de 30, ocorrida no século XX, são marcos decisivos na estruturação do Estado Nacional brasileiro.

Precisamos trabalhar politicamente, no sentido de criarmos uma nova situação política capaz de elevar a participação de amplos segmentos da sociedade brasileira, em especial dos trabalhador@s e empreendedores na perspectiva de um outro avanço, capaz de colocar o Brasil em outro patamar.

O Brasil merece

A transição do modelo capitalista, para o Socialismo será uma nova conquista de natureza estrutral para o nosso Brasil. É possível. No entanto, nem tem data e nem previsão de ocorrer. É um processo em construção e em permanente desenvolvimento, onde convivem avanços e recuos. Em ocorrendo, se constituirá numa conquista de natureza civilizacional.

A República foi uma conquista, mas precisa ser superada em sua forma administrativa e no seu conteúdo político. Uma nova composição de Poder é urgente e necessário. O Brasil merece.

Viva a República. Viva o Povo brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário