sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Cuide do seu Bigulim!

Higiene e limpesa pessoal. Assunto para homens.

Prevenir é fácil. Jogue limpo com seu amigo.

Reproduzo na íntegra conteúdo de folheto de caráter educativo, como forma de combater o preconceito e contribuir na prevenção de doenças afetas ao sexo masculino. Nesse folheto vamos abordar a importância de manter o seu pênis (conhecido popularmente como peru, cacete, pinto, etc) sempre limpo.

Um instrumento: vários nomes

Consultando Palavreado Cá de Nós-Linguajar do Povo Seridoense(Dicionário-Ditados Populares e Expressões) de Max Antonio Azevedo de Medeiros(Caicó/RN), 2007, 1ª edição, ele assim define Pênis: Biloula; Bilunga; Bimba; Bigulim; Cacete, Caceta; Caralho;Chapuleta; Chibanca; Chibata; Chicote; Cipó; Cobra; Correia; Desombrada; Escora; Estaca; Estrovenga; Ferro; Fumo; Imbira; Jereba; Jiribaita; Lapa; Lenha; Lingueta; Lucuvina; Maçaroca; Macaxeira; Mangote; Mangueira; Manjuba; Mão-de-Pilão; Minhoca; Mondrongo; Maranhão; Muleta; Nervo; Pé-de-Mesa; Peia; Peru; Pica; Pichota; Pichuleta; Pimba; Pinta; Pinto; Piroca; Pirrola; Pomba; Prativai; Rola; Teca; Teco; Tereza; Tripa; Troço, Trouxa; Trozoba; Vara; Ventosa; Zezinho.

Não lavar o pênis diariamente pode causar muitas doenças. Entre a cabeça do pênis e a pele(prepúcio) é produzida uma gordura, ou sebo, branco, chamado esmegma que deve ser limpo todos os dias, pois pode causar mau cheiro e facilitar o aparecimento de doenças e infecções.

Uma das doenças que pode aparecer é o câncer no pênis. É verdade, não lavar o pênis pode causar um tumor malígno muito agressivo e que muitas vezes para ser tratado é necessário cortar fora parte ou o pênis inteiramente.

Os sem pênis

No Brasil, anualmente 1.000/mil homens perdem seu órgão sexual por causa disso.

Lavar o pênis é muito simples e deve ser feito todos os dias. Lave com água e sabão e não esqueça de puxar a pele para trás para lavar a cabeça do pênis.

Sempre que você notar qualquer coisa diferente no seu pênis, uma ferida, uma bolha, corrimento ou tiver ardor para urinar procure logo um médico e não faça sexo até ter certeza que não tenha doença. Não use pomadas ou remédio caseiros. Vá mesmo que a ferida apareça sozinha. Não tenha medo, pois se for descoberto no começo o câncer de pênis pode ser facilmente tratado e o paciente pode ficar curado.

Doenças venéreas ou sexualmente transmitidas, que são pegas com o sexo, aumentam a chance de ter um tumor, por isto use camisinha quando fizer sexo com muitas parceiras. A camisinha previne estas doenças.

Não é difícil evitar estas doenças e principalment o câncer de pênis, é só lavar!

Eu cuido do meu. E você ?

Qualquer coisa não se acanhe, peça ajuda.

Camapanha Nacional de Combate ao Câncer de Pênis-Sociedade Brasileira de Urologia-SBU.( www.sbu.org.br ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário