quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Trânsito: Vida e Violência!

As estatatísticas indicam um alto índice de violência em nosso trânsito, tal fato decorre de vários fatores, tais como, grande quantidade de veículos, estradas em condições precárias/inadequadas, condutores nem sempre com a devida capacidade de dirigir, excesso de velocidade, uso indevido de álcool, não para os carros, mas para os motoristas que abusam das bebidas, dentre tantos outros ingredientes propícios a aumentar a quantidade de vítimas, que sejam ativas ou passivas.

Por outro lado, os estudos demonstram que 90% dos acidentes são causados por falhas humanas, o que por se só, é bastante preocupante. Ansiedades, estress, falta de habilidade no volante, não conhecimento da malha viária, pouca ou quase nenhuma sinalização, seja vertical ou horizontal, prensença de animais nas pistas, concorrem para as vitimizações cada vez mais crescentes.

O Brasil por sua característica de desenvolvimento instituiu o transpote terrestre através de rodovias como principal meio de escoamento de produtos, isso também é um fator de preocupação permanente, pois de regra os trabalhadores desta modalidade são objeto de exploração, tendo no trabalho não um meio de promoção profissional, e sim uma forma acelerada de degradação da própria vida ou mesmo de vidas alheias.

Prevenção da vida

Não somente na órbita individual, mas também coletiva é preciso aumentar os instrumentos e mecanismos que protejam à vida no trânsito, campanhas educativas, melhor preparo dos candidatos e candidatas a motoristas, disseminação de cultura de paz e tolerância no trânsito, são formas que podem contribuir com a defesa e proteção da vida de milhares de pessoas.

É verdade que a legislação tem se aperfeiçoado, mas acredito que precisa melhorar cada vez mais. Dentre os pontos a serem aperfeiçoadas, julgo que as multas ainda são muito generosas com os infratores, para os danos que causam, tanto material, como principalmente humano, são bastantantes insignificantes do ponto de vista pecuniário, deveriam guardar proporção com o valor do veículo que conduzem no momento em que precipitam os acidentes.

Estradas da morte

O Brasil tem uma média de 50 milhões de carros e contabiliza entre 40 e 50 mil mortes por ano, enquanto nos Estados Unidos(EUA) têm 250 milhões de veículos e as mortes decorrentes do trânsito giram em torno de apenas 40 mil. 500 mil pessoas são vítimas de acidentes por ano no Brasil.

Estima-se que entre 20 e 50 milhões de pessoas em todo mundo ficam feridas ou inválidas a cada ano em decorrência de acidentes de trânsito.

Santo de casa

Eu mesmo já me envolvi e fui envolvido em vários acidentes, alguns graves outros menos graves, o resultado é que sobrevivi, não sei entretanto, até quando poderei sobreviver, visto que por forças das circunstâncias necessito muito de me deslocar permanentemente, enfrentando estradas, carros, animais e até "motoristas", ansiosos e ávidos de logo chegar, não sei se no destino final da rota ou da própria vida.

Cenas que marcam

De regra, em viagens ao interior do Estado/RN, sempre encontro acidentes com destroços de veículos e vidas humanas que se foram embaladas na velocidade da imprudência, e corpos nas ferragens e encobertos no beiço das estradas.

Sinal verde, em frente, a vida pede passagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário