terça-feira, 17 de novembro de 2009

Mulheres do Brasil - 3ª

Mulheres que contribuíram para a formação e desenvolvimento do Brasil.

Alcina Leite Pindahyba ( 1864 - 1934 ) Poetisa.

Nasceu em 30 de julho de 1864, na cidade de Atalaia(AL). Alcina foi professora pública estadual por vários anos, passando depois a trabalhar como agente dos correios. Viveu boa parte dos seus anos em Coqueiro Seco, em Alagoas, onde morreu aos 70 anos.

Desde os tempos em que estudava na Escola Normal até o fim da vida, Alcina escreveu versos, deixando muitos poemas e sonetos esparsos pela imprensa. Em 1888, publicou um livro de poesias intitulado Campesinas, com prefácio de Martins Júnior. Os seis outros volumes que preparou não foram publicados. Mais que pela qualidade de seus versos, Alcina recebeu merecimento como mulher que lutou para ganhar seu sustento e demonstrar sua capacidade profissional e literária, numa época em que o mundo era extremamente hostil ao trabalho feminino fora do lar.

Fonte: Aldazira Bittencourt, Dicionário bibiográfico de mulheres ilustres, notáveis e intelectuais do Brasil.

Dedico esta matéria em forma de homenagem pela ousadia e coragem a todas as Mulheres Trabalhadoras dos Correios, que realizaram recentemente(14/11/2009) em Nata/RN, o I Encontro Estadual de Mulheres dos Correios(SINTECTE-RN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário