quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Amaro Cavalcanti: Homem da atualidade!

Amaro Cavalcanti (nascido aos 15 de agosto de 1849 e falecido aos 28 de janeiro de 1922 na cidade do Rio de Janeiro), brasileiro de Caicó/RN, nascido na Fazenda Logradouro, a época pertencente a Caicó, por redistribuição e recorte geográfico hoje pertence a Jardim de Piranhas. Os municípios são diferentes, mas a origem e a região são a mesma-O Seridó.

O que disse Amaro Cavalcanti sobre o Direito:

" O direito é coisa humana e deve ser aplicado com humanidade ".

Sobre Amaro Cavalcanti, disseram:

" Decerto mais um aniversário de nascimento de Amaro Cavalcanti evoca um dos maiores jurisconsultos que o Brasil conheceu, em qualquer tempo. Tão grande quanto Ruy Barbosa, Teixeira de Freitas, Clóvis Beviláqua. Talvez lhe tenha faltado para maior força e expansão do seu nome o que sobrou em Ruy- a tribuna parlamentar e a própria Proclamação da República, da qual foi o ordenador legal e o conselheiro político; ou o que tiveram Teixeira de Freitas e Clóvis- as grandes oportunidades da codificação nacional.

Tinha para isso igual talento, a ampla visão jurídica da realidade brasileira do seu tempo, não lhe faltando, como em Teixeira de Freitas, a compreensão sociológica do nosso processo histórico, ou, como Clóvis Beviláqua, a ótica filosófica do Direito, que amplia o campo do jurisconsulto e lhe dá uma perspectiva do nosso Humanismo ".

Enélio Lima Petrovich-Advogado e membro da Acadêmia Norte-riograndese de Letras e Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

" Amaro Cavalcanti(1849-1922), norte-rio-grandense inteligente e audaz, foi uma linda vitória do trabalho pessoal. Viajado, poliglota, político de extrema finura, perspicaz e sereno, constitucionalista emérito, duas vezes ministro, senador e prefeito do Rio, ministro plenipotenciário em missão especial, membro do Supremo Tribunal Federal, morreu tendo atingido a tudo quanto desejava ser ".

O mestre, Luíz da Câmara Cascudo.

" Humanista, poliglota, falava francês, inglês, italiano, espanhal, traduzia o alemão, conhecia russo, ensinava latim, lia grego. Além de ter exercido as altas funções de Ministro da Justiça e membro da Corte Arbitral de Haia, publicou 40 obras notáveis, entre as quais 5 volumes sobre economia política e ciência das finanças e o tratado clássico ' Responsabilidade Civil do Estado '. Amaro Cavalcante fez cultura e engrandeceu o nome de seu Estado, do Brasil ".

O advogado João Medeiros Filho, assim se referiu a Amaro Cavalcanti e sua obra.

Conteúdo do texto, extraído da Obra: Amaro Cavalcanti. Autor-Carlos Adel Teixeira de Souza. Edições Sebo Vermelho. Natal/RN, 2009.

Excelente obra, parabens Dr. Carlos Adel, não só pelo resgate e publicação da obra, mas fundamentalmente pelo contexto em que ela se apresenta na atualidade. Atual e pertinente, face ao nosso país buscar um outro caminho de relações, soberania e desenvolvimento, baseado na eduação e cultura, na prosperidade e na qualidade de vida do nosso povo.

Viva Amaro Cavalcanti!

Nenhum comentário:

Postar um comentário