terça-feira, 24 de novembro de 2009

Mulheres do Brasil - 4ª

Mulheres que contribuíram para a formação e o desenvolvimento do Brasil.

Francisca Luíz ( c. 1550 - ? ). Condenada pela inquisição por lebianismo

Negra forra, abandonada pelo marido, estabeleceu-se em Salvador, vinda da cidade portuguesa do Porto. Era vendeira e casou-se com um remador. Tinha 40 anos na época da visitação inquisitorial e foi denunciada ao Tribunal do Santo Ofício por causa de um romance que viveu com a portuguesa Isabel Antônia. Esta chegara de Portugal por volta de 1579, degredada também do Porto por acusações de lebianismo. Não se sabe se já se conheciam em Portugal.

Isabel foi morar na casa de Francisca e, em 1580, uma briga entre elas, motivada por ciúmes, acabou no Juízo Eclesiástico. Ambas foram punidas com o desterro, sentença que nunca foi cumprida. O relacionamento entre as duas durou 13 anos. A denúncia contra Francisca ao Tribunal do Santo Ofício partiu de uma mulher que afirmou que ela mantinha relações amorosas com outra mulher, sendo isso de conhecimento público na cidade de Salvador. Por Isabel Antônia estar morta na época da visitação, o Santo Ofício resolveu não castigar Francisca além da imposição de penitências espirituais e pagamento das custas à própria Inquisição.

No processo de Francisca Luíz e Isabel Antônia há referência ao uso de instrumento material durante as relações sexuais. Esse dado contribuía para a gravidade da pena. Isabel tinha a alcunha de " a do veludo ", provavelmente alusiva ao falo coberto de veludo que usava nas relações sexuais.

Fonte: Lígia Bellini, A coisa obscura:mulher, sodomia e Inquisição no Brasil; Ronaldo Vainfas(org), História e sexualidade no Brasil e trópico dos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário