segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Parecido com o Mestre!

O apóstolo João, filho de Zebedeu, é irmão de Tiago, outro apóstolo de Cristo. Ambos eram pescadores no lago de Tiberíades. Os dois irmãos foram dos primeiros seguidores escolhidos por Jesus. A seu chamado, os dois largaram imediatamente as redes de pesca e seu pai Zebedeu e seguiram Jesus.

João se tornou o discípulo predileto de Cristo e ele mesmo, em seu Evangelho, se define como " o discípulo que Jesus amava ".

João e Pedro

Após a morte de Cristo, João se encontra junto com Pedro quando este cura um deficiente físico em Jerusalém(fato narrado em Atos dos Apóstolos, capítulo 3 e 4). Reaparece em Jerusalém no ano 50, dando apoio à missão de Paulo entre os pagãos, como o próprio Paulo o comprova em sua carta aos Gálatas. Nada mais se sabe a respeito deste apóstolo, a não ser que teria sido deportado para a ilha grega de Patmos, em torno do ano 95, onde teria tido as visões do Apocalipse que ele transcreve no último livro da Bíblia cristã.

As trê cartas

João teria escrito o Evangelho entre os anos 90 e 100, na cidade de Éfeso, na Ásia Menor(hoje, território da Turquia), onde teria redigido também, segundo a tradição, as três cartas a ele atribuídas e que fazem parte dos livros do Novo Testamento.

A tradição cristã relata ainda que, já de idade muito avançada, repetia sem cessar. " Meus filhos, amai-vos uns aos outros ". Aos que se lamentavam dessa cantilena monótona, João teria respondido: " Se fizerdes só isto, é o quanto basta ".

Estilo forte

O Evangelho de João é de estilo forte, direto e contundente, carregado de simbolismo, como se fosse preparado para atingir um objetivo central: manifestar e revelar.

João, não era somente um homem decidido e de fé, era também de fortes convicções no que acreditava. Parecia com o seu Mestre!

Dedico este comentário/referência histórica religiosa a Drª Elineide pela sua devoção e fé na palavra do Cristo que conforta e ressuscita.

Evangelho - segundo João-Editora Escala. Tradução de Ciro Mioranza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário