terça-feira, 25 de agosto de 2009

Memórias de um sedutor!

1ª Parte: " Gainsbourg, Artista, Cantor e Poeta, etc ".

Este é o temário da A mostra cultural, por ocasião do Ano da França no Brasil. É a primeira excursão internacional em terras brasileiras. A exposição foi aberta no dia 04 de junho no SESC da Unidade da Av. Paulista/SP.

Versos de amor

Nos anos 70, rádios do mundo inteiro foram tomadas por uma música em que um casal sussurava versos de amor de um jeito pra lá de insinuante. Estava armado o escândalo que colocou o nome do músico, pintor, ator e poeta francês Serge Gainsbourg nos quatro cantos do planeta.

A igreja proibiu

A música era " Je T´Ainel ( Moi Non Plus )", que ele já havia cantado com Brigitte Bardot e que regravou ao lado de sua mulher, Jane Birkin. Aigreja proibiu sua execução no mundo inteiro, inclusive no Brasil.

Vida e carreira

A mostra além do seu objetivo cultural e publicitário de divulgação da cultura francesa, fará uma retrospectiva envolvendo aspectos de sua existência e de sua própria carreira artístico-cultural, sendo dividido em três partes.

O chamado "Período azul", retrata o lado pintor; " Os ídolos", mostra seu interesse pelo Pop e suas parcerias com suas musas Brigitte Bardot, François Hard e Frannce Gall; "Decadança" cobre o período depois do encontro com Jane Birkin.

Flertando com o reggae

Neste último período, já muito conhecido, pôde dar vazão à sua nateureza provocadora, flertando com o disco music, o pop e o reggae-foi dele a gravação polêmica da " Marselhesa ", hino francês de letra totalmente bélica mesclado ao rítmo paz e amor jamaicano.

Artista peculiar

Sobre o artista, o presidente do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil e Diretor Regional do SESC/SP, Danilo Santos de Miranda, disse:

" É um artista muito peculiar, que marcou uma época por sua postura e atitude. Encarou o mundo de uma maneira especial, com todas as contradições possíveis que um ser humano pode ter ".

A exposição continuará aberta ao público até a data de comenoração da independência do Brasil, ano de 2009.

Manchete e algumas informações da jornalista Cláudia Lima, Revista Gol-junho/2009. Pág.50.

Vamos. É logo ali!

Nenhum comentário:

Postar um comentário