sábado, 1 de agosto de 2009

Elino Julião: Ícone da música nordestina!

Ontem 31/07, participei de uma série de inaugurações de iniciativas governamentais na área das políticas públicas no município de Timbaúba dos Batistas, conhecida como a terra dos bordados, do forrozeiro Elino Julião e de pessoas hospitaleiras e empreendedoras. E que ao longo de sua existência, firmou-se enquanto comunidade, que logo veio a se transformar em município de importante referência histórica e cultural na região do Seridó.

O cantor do sertão

Ouvi Elino Julião primeira vez aos 10 anos de idade, pois onde nasci e morava no Sítio Poço, no município de Almino Afonso/RN, não existia rádio em minha casa. Quando fomos morar na cidade de Sousa, no sertão paraibano, passei a ouvir o rádio da vizinha que era sempre e permanentemente ligado na rádio Difusora de Cajazeiras, instalada na terra do Padre Rolim. Cajazeiras/Pb. Era a rádio mais ouvida, o ano era 1976.

Na sombra do juazeiro

Elino, canta a vida, as coisas e valores de sua terra-o sertão, as pessoas e os seres estão presentes em suas composições, fala de desejos e desafios, celebra a vida e o amor.

Lembro-me bem de uma música que "tocava" muito na Difusora, que embalava sonhos e nutria desejos, contemplava a alma, alimentava paixões, que dizia mais ou menos assim:

"Meu bem venha cá, venha ligeiro, eu vou te esperar na sombra do juazeiro".............................

Bela composição, o amor(meu bem) e a natureza(juazeiro), atualíssimos, devem ser preservados, como deve ser a memória de Elino.

Memória Humana e Cultural

Aqui transcrevo na íntegra, a homenagem constante da placa afixada na Casa de Cultura, em homenagem a Elino Julião, e colocada à disposição da população do município de Timbaúba, de punho próprio da Governadora do Estado do Rio Grande do Norte - Vilma Maria de Faria.

" O Governo do Estado ao nomear de Elino Julião a Casa de Cultura Popular de Timbaúba dos Batistas, presta justa homenagem ao filho da terra, de origem humilde, Cantor e Compositor que se iguala aos grandes de todo o Brasil, se fazendo embaixador da Cultura Potiguar.

Esta, poi, a nossa homenagem ".

Justa homenagem a quem nos homenageou com seu talento e dignidade humana e profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário