terça-feira, 11 de agosto de 2009

Os Advogados e o Papel Político da OAB!

" A Ordem dos Advogados do Brasil é a segunda maior entidade do gênero no mundo. Ela é superada apenas pela congênere americana. No entanto, nenhuma delas possui um pappel político tão relevante ". Esta declaração é do Advogado Adilson Gurgel, Conselheiro Federal da OAB e recém eleito para compor o Conselho Nacional do Ministério Público, representando os Advogados e Advogadas.

Disse ainda que, ao longo dos seus 75 anos, conquistou a credibilidade do povo brasileiro, especialmente em favor dos presos políticos, durante as ditaduras, em favor da volta do Brasil à plenitude democrática e em favor do Impeachment de um Presidente da República.

A OAB está presente em todos os Estados da Federação, do Distrito Federal e em mais de 600 municípios. São mais de 4 mil dirigentes trabalhando sem qualquer remuneração, e lutando diariamente por um Estado Democrático de Direito, pela defesa da cidadania, dos Direitos Humanos e pelo respeito às prerrogativas profissionais e pela ética na advocacia. O seu órgão maior de deliberação é o Conselho Federal.

Cursos jurídicos

O Brasil tem 1.115 cursos jurídicos de Direito em funcionamento, em comparação como utros países, é uma quantidade significativa, nos E. U. A, são em torno de apenas 200.

Registre-se que o Estado Brasileiro elevou a profissão do Advogado e da Advogada a um múnus público, ao colocar a advocacia como função indipensável à administração da justiça. É o que está devidamente consolidada na Constituição Federal de 1988.

Estado Democrático de Direito

Por seu turno, a lei que regulamenta a profissão determina que antes mesmo de cuidar da fiscalização da advocacia, a OAB deve lutar para manter o Estado Democrático de Direito.

Neste sentido, pode-se afirmar que é uma profissão como tantas outras, tem apenas um diferencial, trata de questões relacionadas a saúde da democracia e das chamadas instituições da sociedade.

Parabéns a todos os colegas, Homens e Mulheres que abraçaram e desenvolvem esta atividade profissional.

Esta publicação contém informações do artigo: Por Um Estado Democrático de Direito-Autor: Adilson Gurgel-Advogado-Diário de Natal/Opinião-pág. 17, de 27 de junho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário