quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Que venha 2010!

Faltam poucas horas para chegarmos ao novo ano, a convenção estabelecida recomenda que desejemos ao próximo e a próxima tudo de bom. É isso mesmo que quero desejar.

Sem dúvidas, 2009 foi uma ano de altos e baixos, tivemos coisas boas e ruins, mas tudo de acordo com as mutações da vida, obedecendo fielmente ao seu ciclo. É como diz na múscia: tudo passa, inclusive os dias, empurrados pela roda do tempo. Ai de nós se o tempo pára.

Crise econômica do capitalismo, Conferência Mundial da ONU sobre Clima(COP-15), morte de Michael Jackson, reeleição do índio Presidente Evo Morales na Bolívia, afirmação do Brasil na área energética(Pré sal); vitória de Mujica nas eleições presidenciais do Uruguai reforçando o papel das forças de esquerda na América; confirmação do Brasil como sede da copa do mundo de 2014; ano de consolidação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB; realização do primeiro leilão de energia eólica do país; realização do 12º Congresso do Partido Comunista do Brasil/PCdoB; reconhecimento do presidente Lula como uma liderança mundial; Natal como cidade sede de jogos da copa de 2014; golpe militar de Estado em Honduras que destituiu o presidente constitucional Manoel Zelaya; superação da crise econômica e geração de empregos e renda para o povo brasileiro; instalação da refinaria de petróleo Clara Camarão em solo potiguar, dentre tantos outros acontecimentos que marcaram o ano que finda.

Impulsionar as mudanças

O desafio maior será dar continuidade as mudanças e transformações iniciadas em 2002, ano da vitória eleitoral das forças políticas lideradas e nucleadas pelo presidente Lula.

É preciso aprofundar as mudanças, colocando no centro do debate político e social Um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, que afirme a soberania do país, fortalecer as liberdades democráticas e possibilite o desenvolvimento de ações planejadas e estruturantes de nossa pátria. Um país próspero é possível, e além de tudo, um direito nosso.

2010, ano do Brasil e de pensar o Socialismo

A principal batalha em 2010 será no campo da política e da disputa eleitoral, teremos de um lado um bloco de forças identificadas com o Brasil e o povo brasileiro, e de outro o velho modelo de colocar o Brasil de joelhos no cenário internacional, da perseguição e violências aos trabalhadores e suas organizações, tentativas de ressucitar as privatizações e soterrar as esperanças do nosso povo.

Continuaremos posicionados na luta em defesa da construção de uma alternativa política, social, econômica e de proteção ao meio ambiente identificada com os ideais mais nobres de nossa Pátria e do nosso Povo. Tenho plena convicção de que estamos no caminho certo, o Brasil não pode retroceder, mas é necessário dizer que queremos mais, aprofundar as mudanças, abrir novas perspectivas e consolidar os espaços já conquistados, tanto na sociedade como no governo.

A nossa meta deve ser a de construir as condições de um caminho que nos aproxime de uma outra conquista, a do sociedade Socialista, plenamente enraizada nos costumes e na cultura do nosso povo. Precisamos ocupar e ser poder polítco qualitativa e quantitativamente, apoiados pela ampla maioria do nosso povo.

Armar o povo

Qualquer conquista, em qualquer tempo, precisa estar conectada nas aspirações da ampla maioria e refletir um projeto de poder declaradamente modernizante, transformador, de reposicionamente de valores e instrumentos, onde o povo não pode e nem deve ser mera peça de decoração. Precisa ser ator/atriz principal da nova aurora e do novo raiar. Conhecer o Brasil é uma etapa necessária e fundamental, garantir conhecimento e condições de vida é decisivo nesta trajetória.

É assim que penso e espero 2010, e você?

Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário