terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Mulheres do Brasil - 8ª

Mulheres que contribuíram com o desenvolvimento e a formação do Brasil.

Francisca de Sande ( ? - 1702 ) Enfermeira.

Era filha de Clara de Sande e de Francisco Fernandes de Sim. Projetou-se por sua atuação durante a epidemia de febre amarela que se alastrou na vila de Salvador, em 1686. Enquanto toda a elite fugia da então capital da colônia, com medo de contágio, Francisca de Sande, já viúva, fez da sua casa um improvisado hospital onde cuidou de doentes provenientes da Santa Casa da Misericórdia que, superlotada, não podia atender a mais ninguém. Era um nobre solar localizado na atual avenida Sete de Setembro, centro de Salvador.

Recolhia também aqueles que preferiam se internar diretamente ali, e para todos providenciava tratamente, pagando por sua própria conta médicos, medicamentos e alimentação dos pacientes. Documentos da época dizem que gastou praticamente todo o patrimônio, " constituídos de bens herdados dos seus pais e deixados por seu marido ", e que dispendeu " considerável soma em galinhas, frangos, camas, roupas e tudo o que podia ser preciso para a saúde e asseio dos doentes ".

Francisca pecorria a cidade, acompanhadas de seus escravos, pronta a providenciar socorro. Passada a epidemia, a população de Salvador e o rei de Portugal agradeceram sua atitude generosa. Por essa atitude, Francisca foi considerada por alguns a primeira enfermeira do Brasil. Fi casada com mestre-de-campo Nicolau Aranha Pacheco, com quem teve quatro filhos: Pedro, Francisco, Maria Francisca e Francisca Clara. Faleceu em 21 de abril de 1702 e foi sepultada no Convento da Piedade.

Fonte: Inês Sabino, Mulheres Ilustres do Brasil, Joaquim Manoel de Macedo, Mulheres célebres; A tarde, 7.5.1946; Valentin Benício da Silva, " A Mulher na evolução do Brasil "Revista do IHGB, jul/1951; Waldemar Matos, D. Francisca de Sande: a primeira enfermeira do Brasil; Rocha Pita, História da América portuguesa.

Dedico este artigo, Homenagem as Mulheres do Brasil, ao talento e a capacidade de uma Mulher jovem, recém formada na graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e recém aprovada na seleção do Mestrado. Ela é do Seridó. De Caicó.

Parabéns Ila Dantas, sucesso e muitas felicidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário