sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Cultura em Papary!

Realizou-se ontem(17/12) em Nízia Floresta, antiga Papary, o I Seminário Juventude-Cultura e Turismo Comunitário, tendo como local o Fórum Municipal da Comarca.

O evento bastante participativo e revelador do potencial cultural da terra de Níza Floresta. No local foi apresentada uma exposição de artezanato e de fotografias de um projeto realizado com alunos da própria comunidade, destacando principalmente a beleza natural e o potencial turístico do município.

A abertura do evento contou com a apresentação do Grupo de Forró Zé de Gorete, resgatando as origens do forró tradicional, inspirado na produção artística e musical de Luíz Gonzaga.

Mobilizando a sociedade

O objetivo do Seminário foi de mobilizar os diversos setores da sociedade do município, para discutir a situação e propor um plano de trabalho para as áreas da juventude, cultura e turismo comunitário. Do ponto de vista do público, das discussões e do alcance da proposta, o Seminário foi coroado de êxito.

Mais Museu

O Ministério da Cultura, através de recursos a serem liberados destinará valores significativos para construção e instalação do Museu Nízia Floresta, espaço a se garantir o resgate da história e da importância da contribuição de Nízia na luta em defesa e promoção dos direitos das mulheres. É sem dúvida, a personalidade mais importante do município, conhecida nacional e internacionalmente. É um orgulho do Rio Grande do Norte e principalmente dos Nizienses.

O Fascínio de Nízia

Com este título foi apresentado um curta metragem retratando aspectos culturais, turístico, paisagísticos e históricos do município, bem como a riqueza hídrica e o referencial da mais ilustre filha de Papary.

Presentes no evento: Marcos Vinicius-juíz de Direito da Comarca; Zelda Simplício-representando a Seceretaria de Estado da Educação; Gilson Matias-Fundação José Augusto; Solange Portela-Secretária de Cultura do município; Teotônio Roque-Caravana Cultural da Cidadania do Ministério da Cultura; Eugênio Gondim-presidente da Câmara de Vereadores do Município; Inácio Henrique-padre; Francisco Canindé-pastor da Igreja Batista; Adriana Soares-pastora da Igreja Emanuel da comunidade Timbó; Marco Antônio-BNB e Fernando Mineiro-Dep. Estadual/PT; além de diversas representações culturais do município.

Na oportunidade parabenizo os organizadores do evento, em especial ao CECOP-Centro de Documentação e Comunicação Popular.

Valeu Raimundo Melo, pela produção e construção cultural!

Grande evento, lá estive!

Nenhum comentário:

Postar um comentário