quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Atualidade: O tempo de ontem e de hoje!

Um dos momentos históricos mais importantes do nosso país, ocorreu quando da transição-passagem da Império para a República, já nos finais do século XIX, mais que ainda hoje tem do ponto de vista político e dos arranjos de composição de forças, forte identidade de semelhança com a postura e conduta que presenciamos neste início de século XXI. O fato é que o novo não supera o velho sem incorporá-lo, mesmo que seja parcialmente, principalmente quando não há rupturas ou revoluções que estabeleçam uma nova configuração de forças ou uma nova ordem, baseada em um novo poder político em que se busca erigir uma sociedade de valores diferentes e novos.

Os desafios de Lula

O tempo presente é testemunha do que estamos afirmando, o governo Lula é sem dúvida uma conquista, como também são os seus feitos, tanto na àrea social como econômica. Mas não conseguiu e nem poderia conseguir tal proeza de forma solitária e isolada, foi preciso não só compor, mas também permitir a concessão de idéias e projetos aos que não pensavam e não pensam como os que se tornaram vitoriosos em 2002 sob a liderança do presidente Lula e de forte decisão da maioria do povo brasileiro. Mesmo assim avançamos, e, deveremos avançar ainda mais. A pureza isolada não foi capaz e nem será possivel de viabilizar sonhos desconectados da realidade.

O poder é atraente

Amaro Cavalcante, expressa muito bem esta realidade, ao narrar os acontecimentos que envolviam republicanos e monarquistas:

" No Rio Grande do Norte, a luta não era diferente. Os republicanos foram superando os monarquistas, e as adesões iam aumentando. Para muitos, o poder é sempre atraente, não importa a ideologia professada. O importante é estar do lado dominante, bem como assim ensinava o saudoso, esperiente e habilidoso "Majó" Theodorico Bezerra " .

Certa vez ao ser entrevistado no programa "Xeque-Mate", no auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 1978, ferrenho adversário anticomunista, ao ser indagado qual seria sua posição, caso os comunistas assumissem o poder, no Brasil, respondeu de bate - pronto: Quem tem dinheiro para emprestar e perdoar dívida, e trator para fazer açude e abrir estrada de graça, é o governo. Voçê acha que vou ficar contra esse povo?

Ainda tem alguns que agem e se comportam como o Majó, verdade?



Quem foi Theodorico Bezerra: filho de José Pedro Bezerra e de Ana Bezerra de Souza(23-07-1903 a 05-09-1994, nasceu em Nova Cruz e faleceu em Natal/RN). Foi deputado Estadual e Federal. Exerceu a atividade de comerciante, pecuarista e industrial.



Fontes: bibliografia de Amaro Cavalcante, obra de Carlos Adel Teixeira de Souza, editora Sebo Vermelho/2009. Página 63. Parlamentares do Rio Grande do Norte:Deputados: Império à República. Agaciel da Silva Maia. Brasília-Senado Federal/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário