quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Comer para viver!

Mudar hábitos exige disciplina. E agora é uma ótima hora para começar.

O que determina a longevidade? Em uma palestra do médico e escritor indiano Deeapak Choapra, radicado nos Estados Unidos, ele apresenta uma pesquisa feita com povos longevos que vivem em regiões distintas. Os cientistas queriam determinar o fator comum entre aqueles povos. Chegaram à conclusão de que a frugalidade era praticada por todos.

Podemos viver com um terço dos alimentos que ingerimos. O resto só traz problemas de saúde. Mas como mudar o hábito tão arraigado como este de comer demais?

Cada ação do ser humano gera em suas células uma memória. Ou seja, só adotamos novos hábitos lentamente e com muita disciplina. Mais: os maus costumes só são abandonados quando passamos a vivenciar outros.

Hora de mudança.

Pois então vamos, aqui e agora, iniciar a mudança que queremos ver no nosso dia a dia. Afinal, o estilo de vida é o fator mais poderoso para nos proporcionar bem viver.

" Por causa da memória de nossas células, só é possível adotar hábitos com disciplina e paciência ".

Contra a epidemia da obesidade, que se tornou um grande risco para a raça humana, vamos adotar as seguintes regras, de ayurveda, a tradicional medicina indiana:

* comer sentado, em lugar tranquilo, em silêncio;

* mastigar bem o alimento para facilitar a digestão;
* comer alimentos orgãnicos e da estação;
* fazer do almoço a principal refeição do dia;
* comer moderadamente no café da manhã;
* comer o mínimo possível a partir do pôr do sol, quando nosso poder de digestão perde sua força;
* não tomar líquidos durante as refeições;
* tomar um chá de gengibre logo após as refeições(desde que você não tenha problemas de estômago);
* permanecer em silêncio por alguns instantes transmitindo a mensagem de que você está criando novos hábitos em sua vida.

O importante é saber que para onde você foca sua intenção junto vai um enorme poder de concretização do seu desejo.

Dessa maneira, aos poucos constrói novos alicerces, poderosos e fortes. A disciplina é uma virtude, que não aceita desculpas. Ou seja: pode ir desde já se preparando para comer menos nas festas deste fim de ano, prestes a chegar! Nada de abusos!

Artigo de autoria de: Márcia de Luca- fundadora do CYIMAM-Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda/SP. Coluna BEM VIVER. Revista Gol. Página-140. Adotei pequenos cortes em trechos que não compromete o inteiro teor da matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário