segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

João: intérprete de Pedro!

João, também chamado Marcos, aparece em vários textos bíblicos do Novo Testamento, fora do Evangelho, especialmente no livro Atos dos Apóstolos. Pertencia a uma das primeiras famílias cristãs de Jerusalém, onde Pedro se hospedou após ter sido libertado da prisão em Jerusalém, no ano 42 ou 44.

Na época da pregação de Cristo, Marcos era jovem e seria o mesmo que, na prisão de Jesus, ao ser agarrado por um dos milicianos, desvencilhou-se do manto com que se cobria e fugiu despido. Este fato é narrado somente no Evangelho de Marcos(14,51-52).

Torna-se depois companheiro de Paulo que o menciona em várias de suas cartas e acompanha este Apóstolo numa viagem missionária em Antioquia e na ilha de Chipre. Depois dessa viagem Marcos retorna a Jerusalém.

Intérprete de Pedro

Mais tarde, por volta do ano 61, Marcos é reencontrado com Paulo em Roma. Durante sua estada na capital do império romano, Marcos passa a acompanhar mais de perto o Apóstolo Pedro, a tal ponto que a tradição o menciona sempre como discípulo e " intérpres Petri ".

Supõe-se que Marcos tenha escrito seu Evangelho segundo a narração de Pedro, testemunha ocular privilegiada de toda a vida pública e pregação de Jesus. Segundo historiadores, o Evangelho de Marcos teria sido o primeiro a ser escrito em língua grega e remontaria aos anos 50 a 60; segundo outros, teria sido redigido entre os anos 67 e 70; outros ainda, fixam sua elaboração depois do ano 70, pelo menos em sua redação definitiva.

A maioria dos estudiosos julga que tenha sido redigido em Roma, durante a estada de Marcos na capital do império romano. Outros afirmam que teria sido eleborado em Alexandria do Egito, onde Marcos teria fundado a comunidade cristã dessa cidade onde veio a falecer. Seus restos maortais foram transladados para Veneza, no século IX, tornando-se o patrona dessa cidade e da poderosa república marítima de Veneza.

Infância de Jesus

O Evangelho de Marcos é o mais conciso de todos e o que menos reporta palavras textuais de Cristo. Nada fala do nascimento e da infância de Jesus e, após breve introdução sobre João Batista e o batismo do próprio Jesus, minstrado por seu precursor, passa a narrar os fatos e a pregação de Jesus na Palestina. Depois descreve brevemente a estada de Cristo em Jerusalém, pouco antes de sua prisão. Como os demais evangelistas, conclui seu relato com a prisão, condenação, morte e ressureição de Jesus Cristo.

Fonte: Evangelho segundo Marcos-Editora Escala. Tradução de Ciro Mioranza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário