terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mulheres do Brasil - 5ª

Mulheres que contribuíram para a formação e o desenvolvimento do Brasil.

Florisbela(século XIX). Heroína de Guerra.

Foi uma mulher do povo que lutou na Guerra do Paraguai(1864-1879), junto com Maria Curupaiti*. Seus feitos como soldado foram reconhecidos por contemporâneos, como o coronel Joaquim S. de Azevedo Pimentel, ele próprio um voluntário na guerra. O coronel Pimenta mencionou tanto Florisbela como Maria Curupaite em seu livro Episódios Militares.

Florisbela engajou-se no conflito no Rio Grande do Sul, acompanhando o marido, que pertencia ao 29º Corpo de Voluntários da Pátria. Não se limitou, contudo, à vida dos acampamentos de mulheres dos soldados, envolvendo-se pessoalmente nas lutas. Segundo o coronel Pimentel, Florisbela armava-se com a carabina do primeiro homem que caía ferido e sustentava o combate até o final da luta. Além disso, auxiliava nos hospitais de sangue.

Apesar do registro feito pelo coronel, Florisbela não recebeu homenagens por seus feitos, embora estes se igualassem aos que mais se destacaram nos sangrentos combates da Guerra do Paraguai. Faleceu no Rio Grande do Sul, no ostracismo.

Fonte: Carlos Augusto de Campos, As heroínas do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário