Mulheres que contribuíram para a formação e o desenvolvimento do Brasil.
Mariana Coelho(1857-1952) Escritora, educadora e feminista.
Nasceu em 10 de setembro de 1857 na Vila de Sabrosa, Portugal. Emigrou para o Brasil em 1852, fixando-se em Curitiba(PR), onde trabalhou como educadora por várias décadas, participando da fundação e direção do Colégio Santos Dumont e Escola Profissional República Argentina, na capital paranaense.
Era também escritora, publicando desde finais do século XIX até 1918, em jornais do seu estado, artigos sobre a violência e inserção das mulheres no mercado de trabalho. Interessado na situação das mulheres e seus avanços, foi formando um arquivo particular com notícias relativas às conquistas femininas nos campos de atuação que lhes eram inéditos. Todo esse material propiciou-lhe escrever, em 1933, o livro A evolução do feminismo, um dos primeiros trabalhos de análise e reflexão sobre ma trajetória das mulheres brasileiras.
Mariana Coelho não ficou apenas no discurso. Integrou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino e esteve presente nos congressos feministas de 1922, 1933 e 1936, promovidos por essa entidade, como representante do Paraná.
Foi uma das principais responsáveis pela criação do Centro Paranaense Feminino de Cultura, fundado na década de 1930. Embora Mariana tenha recebido o respeito do meio intelectual paranaense, a causa do feminismo pela participação das mulheres no mundo público que tanto defendeu foi prontamente abraçada pela população do seu estado. Só em meados da década de 1970, o Paraná veio a eleger a sua representante no Congresso Nacional.
Escreveu ainda, entre outros, os livros: O Paraná mental(1908), Linguagem(1937) e Cambiantes(1940).
Fonte: Etelvina Maria de Castro, Clotildes ou Marias:mulheres de Curitiba na primeira República;Walfredo Piloto, Um século de poesia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário