segunda-feira, 19 de abril de 2010

Venezuela: A pátria de Simon Bolívar!

Hoje, dia 19 de abril comemora-se o 200º aniversário da luta de independência da Venezuela e da América Latina. O líder cubano Fidel Castro, se pronunciou em substancial artigo publicado no jornal Granma, acerca do papel do presidente Hugo Cháves na Revolução Bolivariana. Reproduzo aqui duas passagens de sua importante declaração.


" Poucas vezes vi na vida, talvez nunca, conheci alguém tão capaz de dirigir uma Revolução verdadeira e profunda, durante mais de 10 anos, sem um só dia de descanso, num território de menos de um milhão de quilometros quadrados, nesta região do mundo colonizada pela Península Ibérica, que durante 300 anos dominou sobre uma superfície 20 vezes superior, de imensas riquezas, onde impuseram suas crenças, sua língua e sua cultura. Não se podia escrever hoje a história de nossa e´pécie no planeta ignorando o cocorrido no hemisfério ".


E disse, ainda:

" Cháves leva a dialética dentro de si mesmo. Nunca, e nenhuma época, nenhum governo fez tanto por seu povo em breve tempo. Agrada-me de modo especial transmitir a seu povo uma calorosa afeição, ao comemeorar 200 aniversário do início da luta de independência da Venezuela e da América Latina. Quis a casualidade que no dia 19 de abril se comemore também a vitória da Revolução em Giron, há exatos 49 anos. Desejamos compartilhar essa vitória com a pátria de Bolívar ".


Viva a integração dos povos latino americanos!



Longa vida à Revolução Bolivariana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário