quinta-feira, 29 de abril de 2010

Mulheres do Brasil - 20ª

Mulheres que contribuíram para a formação e desenvolvimento do Brasil.



Baronesa de Mamanguape (1855-91)     Nobre e escritora.


Carmem Freire nasceu em 2 de março de 1855 no Rio de Janeiro(RJ). Aos 14 anos, casou-se com o barão de MAmanguape, Flávio Clementino da Silva Freire, senador do Império. O desenvolvimento da sociedade brasileira na metada do século XIX passou a exigir dos membros da corte um certo verniz cultural abrindo para as mulheres da elite a possibilidade de se educar.

 Havia também o fato de que o governo imperial empenhava-se em promover as ciências, tendo criado o museu nacional em 1818 e favorecido ali os estudos antropológicos. Carmem, dedicou-se aos estudos naturalistas, mas também à literatura, o que era mais aceito para uma mulher da corte. Escreveu o livro de poesias Visões e sombras; um soneto seu, "A lágrima", foi publicado no jornal Gazeta de Notícias, em 1888; e outra poesia sua foi publicada em Lisboa, no periódico Dia. Consta que sua obra oi admirada por vários escritores contemporâneos, tais como Francisco Otaviano, o visconde de Taunay e Guimarães Passos, com quem a sua filha veio a se casar.

Chegou a abrir um salão literário, onde os saraus eram bem frequentados, mas a crise econômica que atingiu a família obrigou-a a fechá-lo. Faleceu no ano de 1891, com apenas 36 anos.



Fonte: Maria T. C. Crescente Bernardes, Mulheres de ontem?, Sacramento Blake, Dicionário bibliográfico brasileiro; Jornal do Brasil/Galeria Nacional, Vultos proeminentes da história brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário