quinta-feira, 15 de abril de 2010

Natal e seu Patrimônio histórico!

Ontem(14/04) sala de cinema do SESC na cidade Alta em Natal, ocorreu um evento de muita importância, uma palestra abordando "Natal e seu patrimônio histórico", sala lotada para prestigiar um resgate das construções arquitetônicas e das pessoas que fizeram a história e a geografia de nossa capital, fotografias e imagens que retratam muitas vezes um passado já não tão muito recente, de beleza e valor histórico inigualável, dígno de ser preservado e difundido para as gerações de nossa época, e apresentado aos que aqui tem o privilégio de conhecer e visitar.

Natal, é histórica e detentora de traços de humanidades, às vezes ainda pouca conhecida, o que não apequena a sua grandeza humana e arquitetônica, além do entrelaçamento natural produzido com as encostas do rio e do mar, ambos de lado a lado, juntos formando um relevo ímpar, de traços particulares de contornos exuberantes, pura obra da natureza.

Aqui e acolá, a destruição de partes impotantes soterram o nosso passado, não permitindo conhecer o que nos propiciou no tempo presente. A preservação não é tarefa somente da individualidade particular, deve ser fundamentalmente a expressão de uma consciência preservacionista, de apelo coletivo, inclusive se revestindo também de iniciativas públicas, podendo se constituir em diversas alternativas de valorização das pessoas e dos nossos espaços, notadamente os públicos.


Resgate patrimonial

Um resgate histórico-cutural é sempre importante, pois dentre as suas contribuições está a de poder nos apresentar a sua trajetória, o desenvolvimento de suas construções e o papel de suas personalidades sejam homens e mulheres os protagonistas dos valores e das criações de nossa cultura, dos nossos costumes e das melhores tradições que aqui foram fincadas ao longo de nossa existência.

O Historiador e Professor Luciano Capistrano, demonstrou para uma platéia atenta a riqueza cultural e patrimonial de nossa cidade-capital, detentor de conhecimentos alargados, pode contribuir decisavamente para fazer chegar as novas gerações os fatos que ainda são desconhecidos, bem como dar visibilidade as personalidades que por razões diversas se encontram sem a devida divulgação, sendo talvez até pela maioria de uma faixa de idade que não tem a exata noção de nossa história cultural e patrimonial.

O Poeta e pesquisador social, Mery Medeiros, um dos incentivadores do evento, assim se declarou sobre esta iniciativa:

" A preservação da memória histórica é uma obrigação cidadã de todo aquele que ama sua cidade. As figuras que marcaram o seu tempo, a exemplo de Djalma Maranhão e outras personalidades que contribuíram para a geografia humana de nossa cidade ". 

O ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, Antônio Capistrano; as professoras Sônia Ferreira Campos e Glaunice Fernandes, ambas da coordenação cultural e de eventos do SESC; Márcio Dias-Coordenador do Sindicato dos Petroleiros do RN(Sindipetro), professoras e alunos da Escola Estadual Winston Churchil, foi o público presente ao evento.



Viva Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário