quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O justo desterro!

Com a proclamação da República, aos 15 de novembro de 1889, um pouco mais de um ano da libertação dos escravos com o advento da Lei Áurea, o Brasil passou a viver uma nova situação política, o que exigiu uma nova conformação social, econômica e também legal, o que não poderia ser diferente, novas medidas e comportamentos eram objetivamente uma necessidade da nova ordem nascente.

Neste contexto ainda festivo, o então Imperador Dom Pedro II, após quase 50 anos de reinado recebeu ordens do Poder Republicano para juntamente com sua família imperial deixar o Brasil em prazo de 24 horas.

Diante da determinação, o imperador sentou-se para redidgir a resposta, aceitando as condições. Não conseguiu. Chamou um agregado e ditou:

" Á vista da representação escrita que me foi entregue hoje, às três horas da tarde, resolvo, com toda a minha família, para a Europa, amanhã, deixando esta pátria, de nós estremecida, à qual me esforcei por dar constantes testemunhos de entranhado amor e dedicação, durante quase meio século, em que desempenhei o cargo de chefe de Estado. Ausentando-me, pois, com todas as pessoas de minha família, conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança, fazendo os mais ardentes votos por sua grandeza e prosperidade. Rio de Janeiro, 16 de novembro de 1889. D. Pedro de Alcântara ".


Fonte: A vida dos grandes brasileiros-12(D. Pedro II). Edições Isto É. Pág.38.



Sem dúvida, a República constituiu-se numa grande e importante conquista para a construção de nosso país. O fato acima demosntra que sempre é possível pensar e efetivar novas mudanças. Daí a consigna: Um outro mundo é possível. Pura verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário