quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Mulheres do Brasil - 13ª

Mulheres que  contribuíram para a formação e o desenvolvimento do Brasil.


Hermínia M. Noqueira Borges (1894 - ?)  Fotógrafa

Nasceu no Rio de Janeiro, a 7 de janeiro de 1894. Recebeu educação esmerada, com ênfase na formação artística. Aos 18 anos mudou-se para Lisboa, onde permaneceu por dois anos. Ao retornar ao Brasil, casou-se, em 1918, com o advogado e fotógrafo amador João Nogueira Borges, com quem desenvolveu a paixão pela fotografia.
Nos anos 1920, filiou-se ao Fhoto Club Brasileiro, organização cultural fundada no Rio de Janeiro, em julho de 1923, com o propósito de divulgar a fotografia artística no Brasil através de exposições, cursos, concursos, e da publicação de uma revista mensal. Tornou-se, ao longo daqueles anos, a figura feminina de maior destaque na fotografia brasileira.

Dotada de grande sensibilidade, Hermínia produziu belíssimas imagens, geralmente tomadas ao ar livre. Foi premiada em diversos concursos e salões no Brasil e no exterior, como o XII Salón Internacional de Fotografia, realizado em Madri em 1936, o salão anual do Foto Clube Argentino, em Buenos Aires, em 1938, bem como em vários salões internacionais de fotografia, realizados em Berlim ao longo do anos 1930.

Fonte: Maria Tereza Bandeira de Melo, Arte e fotografia: o movimento pictorialista no Brasil.


Dedico esta postagem a Andrea Gurgel, detentora de talento e sensibilidade huamana que faz história ao perceber e captar imagens pouco visíveis por muitos.
 
Parabéns Andrea!

Nenhum comentário:

Postar um comentário