sábado, 16 de janeiro de 2010

Adeus para sempre!

" Não sendo possível me dirigir-me a cada um de meus verdadeiros amigos em particular, para me despedir, e lhes agradecer ao mesmo tempo os obséquiso que me fizeram, e outrossim para lhes pedir perdão de alguma ofensa, que de mim possam ter, ficando certos que, se em algumas coisa os agravei, foi sem a menor intenção de ofendê-los: faço esta carta para que , impressa, eu possa deste modo alcançar o fim a que me proponho. Eu me retiro para a Europa, saudoso da pátria, dos filhos, e de todos os meus verdadeiros amigos. Deixar objetos tão caros é sumamente sensível, ainda ao coração mais duro; mas deixá-los para sustentar a honra não pode haver maior glória. Adeus pátria, adeus amigos, e adeus para sempre ".


Esta foi a carta escrita e divulgada por Dom Pedro I, ao deixar o Brasil em abril de 1831, quando do seu retorno para Portugal.



Foi um verdadeiro Adeus, pois não retornou, tendo em vista que no ano de 1834, veio a falecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário