sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O pré-sal é nosso!

Petróleo

Lá no fundo do oceano, uma riqueza descoberta pela Petrobras pode ajudar a construir um novo Brasil: é o petróleo que se encontra numa camada de rocha abaixo do mar que se chama pré-sal.

É tanto petróleo que, mesmo antes de ser explorado, os grandes grupos econômicos internacionais já estão de olho para tentar lucrar um pouquinho à custa do Brasil.

De acordo com os estudos realizados e as estimativas feitas o pré-sal pode ter em torno de 100 bilhões de boe (barris de óleo equivalente), o que colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo.

Fundo Soberano

Mas o presidente Lula já anunciou que vai criar uma empresa só para explorar o pré-sal. E adintou que a Petrobras terá prioridade na operação e que os recursos provenientes dessa exploração serão destinados a um fundo soberano.

Se o dinheiro do pré-sal for investido para o desenvolvimento do Brasil e direcionados para as áreas sociais como educação, saúde, moradia, o país poderá reduzir drasticamente a miséria e as injustiças sociais.

A oposição ao Brasil, diga-se PSDB, DEM e outros menores,que adoram torcer e lutar contra o Brasil, está tentando impedir isso, com a CPI da Petrobras, apenas uma de tantas tentativas. Mas os movimentos sociais estão mobilizados para garantir que essa luta se torne realidade.

É interesse do Brasil. É interesse do Povo Brasileiro.

Matéria publicada no Jornal A Classe Operária, nº 16, de agosto de 2009, pág.02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário