domingo, 20 de setembro de 2009

O coletor de impostos!

Mateus é um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Os evangelistas Marcos e Lucas o chamam de Levi. O próprio Mateus narra a escolha que Cristo fez dele para ser seu discípulo imediato e descreve o banquete que ofereceu a Jesus em sua casa. Ele era um rico coletor de impostos. Ao ser chamado por Jesus, largou tudo e o seguiu.

Nada mais se sabe sobre sua vida, após a morte de Cristo. Segundo fontes antigas, ele teria pregado o Evangelho durante 15 anos na Palestina, partindo depois para a Arábia, a Etiópia, a Pérsia e a Índia.

Texto em aramaico

Deixou este Evangelho escrito em Aramaico e especialmente dirigido para a comunidade judaica. O aramaico era a língua corrente na época de Jesus. Derivado do hebraico clássico que já tinha desaparecido havia séculos e se conservava somente nos escritos bíblicos.

O Evangelho original de Mateus, teria sido escrito, segundo se supõe, entre os anos 45 e 50 depois de Cristo e foi foi traduzido para o grego entre os anos 60 e 90. O texto aramaico original já não existia mais desde o século I e só se tem notícias dele por fontes fidedígnas da época.

Preocupação de Mateus

Tendo sido elaborado para os Judeus, o Evangelho de Mateus tem uma preocupação constante, ou seja, a de mostrar que em Cristo se cumprem todas as profecias do Antigo Testamento que se referem ao Messias. Com isto, o evangelista quer provar que Jesus Cristo é o Messias prometido, enviado por Deus para a salvação dos homens, para a redenção da humanidade, para o estabelecimento definitivo do reino de Deus.

Evangelho segundo Mateus, editora Escala-Tradução Ciro Mioranza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário