quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Fome no planeta!

O Programa Mundial de Alimentos-PMA, informou que pela primeira vez, o número de pessoas com fome no mundo passou de 1 bilhão de pessoas.

Josette Sheeran, diretora do PMA, em Londres, declarou que atualmente o planeta tem 1.020 bilhão de pessoas famintas, disse mais, o fluxo de ajuda humanitária é o menor da história.

" Este ano, temos mais famintos do que nunca ", afirmou Sheeran, que fez questão de lembrar que " muitas pessoas acordam e não têm nada para comer ".

Segundo a diretora do PMA, essa situação além de ser uma " receita para o desastre " é "crítica para a paz, a segurança e a estabilidade em muitos lugares do mundo ".

Outro mundo é possível

O modelo capitalista de desenvolvimento, de concentração de renda e de relação predatória com a natureza e seus diversos recursos, constitue-se num obstáculo a qualquer possibilidade de erigir uma sociedade baseada em valores da solidariedade e da preservação do desenvolvimento da vida humana em sociedade e com dignidade. Sob as ordens e interesses do capitalismo, o sonho de construir uma sociedade justa e próspera fica bastante comprometido, por não dizer impossível.

Mais do que nunca, permanece atual à luta por uma nova sociedade, baseada nos valores do trabalho e nos ideais identificados com a cidadania e a justiça social. É hora de afirmar, um outro mundo é possível. Preferencialmente Socialista.

Insegurança alimentar

Um em cada seis seres humanos no planeta não tem o que comer. Passam fome.

Geografia da fome

Ao escrever , em 1946, o festejado livro " Geografia da Fome ", Josué de Castro, afirmava que a fome não era um problema natural, isto é, nem dependia nem era resultado dos fatos da natureza, ao contrário, era fruto de ações dos humanos, de suas opções, da condução econômica que davam a seus países.

Em defesa da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário