domingo, 13 de setembro de 2009

Luta do povo!

Fonte das mudanças e do avanço social

Para Karl Marx, cuja obra é revalorizada no contexto da presente crise capitalista, a luta de classes é o motor da história. A luta política dos trabalhadores e do povo é fonte das mudanças. Quando ocorreu o fim da União Soviética em 1991, os ideólogos do capital, entorpecidos pela vitória, proclamaram o fim da história e, por conseguinte, a extinção do confronto entre oprimidos e opressores. Foi fomentada, então, aproveitando-se da desesperança reinante, a fragmentação da luta do povo.

A bandeira dos oprimidos foi picada em mil pedaços. Idéias e dinheiro fizeram surgir-no lugar de partidos, sindicatos e movimentos sociais aglutinadores - miríades de ONGs, cada qual a defender uma reivindicação. A luta pela conquista do poder, por parte dos despossuídos, dissipava-se na peleja por incontáveis e minúsculas causas.

Eleições 2010

No Brasil, o período histórico novo e promissor, aberto com a vitória de Lula em 2002, estará em jogo nas eleições de 2010. As centrais sindicais dos trabalhadores e o conjunto dos movimentos sociais são chamados novamente, a desempenhar um papel relevante para impedir o retrocesso e assegurar uma nova vitória do povo. Tarefa já em andamento, com a realização de jornadas políticas massivas e unitárias na defesa dos direitos dos trabalhadores e da economia nacional.

Trechos do editoria da Revista Princípios, nº102, pág-03, julho-agosto de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário